O DESENHO NA ARTE E NA GEOGRAFIA: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES
Keywords:
Desenho. Aprendizagem. Cognição. Arte e geografia.Abstract
O texto trata do desenho como forma artística e cartográfica, que, nesses âmbitos, constitui diferentes modos de construção e expressão a serem aprendidos e ensinados nas escolas.
Consideramos no escopo do artigo que o desenvolvimento da capacidade de desenhar na criança acompanha o âmbito cognitivo, entretanto os códigos das linguagens (artística e cartográfica) são construídos em cada uma das diferentes culturas e se transformam na história. A relação entre arte e realidade é mediada pela subjetividade, aberta às marcas individuais, à leitura sensível e cognitiva do mundo, e não busca espelhar o real, mas transcendê-lo, criando novas realidades por intermédio de linguagem poética. Já a relação entre a cartografia, entendida como linguagem, e a realidade é mais objetiva, ou seja, a
cartografia constitui-se como uma representação que espelha em parte a realidade, na medida em que materializa ou territorializa os fenômenos presentes, mas está sujeita às modificações que ocorrem com o tempo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.