O DESENHO NA ARTE E NA GEOGRAFIA: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES

Authors

  • Rosa Iavelberg Faculdade de Educação - USP
  • Sonia Maria Vanzella Castellar Faculdade de Educação - USP

Keywords:

Desenho. Aprendizagem. Cognição. Arte e geografia.

Abstract

O texto trata do desenho como forma artística e cartográfica, que, nesses âmbitos, constitui diferentes modos de construção e expressão a serem aprendidos e ensinados nas escolas.
Consideramos no escopo do artigo que o desenvolvimento da capacidade de desenhar na criança acompanha o âmbito cognitivo, entretanto os códigos das linguagens (artística e cartográfica) são construídos em cada uma das diferentes culturas e se transformam na história. A relação entre arte e realidade é mediada pela subjetividade, aberta às marcas individuais, à leitura sensível e cognitiva do mundo, e não busca espelhar o real, mas transcendê-lo, criando novas realidades por intermédio de linguagem poética. Já a relação entre a cartografia, entendida como linguagem, e a realidade é mais objetiva, ou seja, a
cartografia constitui-se como uma representação que espelha em parte a realidade, na medida em que materializa ou territorializa os fenômenos presentes, mas está sujeita às modificações que ocorrem com o tempo.

Published

2017-04-28

How to Cite

Iavelberg, R., & Castellar, S. M. V. (2017). O DESENHO NA ARTE E NA GEOGRAFIA: DIFERENÇAS E APROXIMAÇÕES. Boletim Paulista De Geografia, (87), 149–166. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/700

Issue

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Artigos