Percepções aurais, sensoriais, táteis e visuais em torno de uma esquina de tango emblemática

as avenidas San Juan e Boedo a partir de uma abordagem multissensorial da paisagem sonora urbana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3517

Keywords:

tango sur, Homero Manzi, Aníbal Troilo, zona sur, percepción auditiva y visual

Abstract

Neste trabalho, busco explorar uma esquina de tango emblemática desde uma perspectiva aural e sônica, e não apenas visual ou imagética. A esquina em questão está localizada no bairro de Boedo (Cidade Autônoma de Buenos Aires) e foi imortalizada no tango 'Sur', composto em 1948 por Aníbal Troilo na melodia e Homero Manzi na letra. Com base no artigo 'Sound and the Geographer', de Douglas Pocock (1989), e, em especial, na metodologia 'soundwalk' criada pelo musicólogo canadense Raymond Murray Schafer, pretendo investigar a percepção auditiva e a dimensão sonora na geografia. Essa metodologia foi utilizada pelo arquiteto Loïc Hamayon em 1980, quando realizou um passeio conectando duas praças da cidade de Paris, no qual coletou informações sobre o nível de sons, a tipologia sônica da arquitetura e a visualização gráfica. O propósito deste artigo, então, é extrapolar essa metodologia para o bairro de Boedo, a fim de analisar, por meio de registros audiovisuais, fotográficos e sonoros, o trajeto desde minha residência até a esquina onde está localizado o bar e restaurante Esquina Homero Manzi. Essa esquina é, talvez, um dos endereços mais representativos do tango do século XX e, atualmente, é um verdadeiro ícone do tango.

Author Biography

Agustin Arosteguy, Universidad de Buenos Aires

Possuo graduação em Administração (2004) e Especialização em Administração das Artes do Espetáculo (2008) pela Universidade de Buenos Aires, Mestrado em Direção de Projetos de Lazer, Cultura, Esporte, Recreação e Turismo (2010) pela Universidade de Deusto e Doutorado em Estudos do Lazer (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado sanduíche em The Center for Place, Culture and Politics da City University of New York (CPCP-CUNY 2016/2017). Em 2022 concluo o pós-doutorado em Geografia da Música no Instituto de Geografia Romualdo Ardissone da Universidade de Buenos Aires (CONICET-UBA). Sou Professor do Seminário de Graduação Geografias e Musicalidades da América Latina na carreira de Geografia da UBA. Coordeno o Grupo Cultura, Naturaleza y Territorio do Instituto de Geografia Romualdo Ardissone da UBA e co-coordeno o projeto Músicas Territoriales (ICSH-UCaldas; IGEO-UBA). Integro o Grupo de Estudios LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (CNPq/UFMG) e a Rede Internacional de Pesquisa 'Imagens, Geografias e Educação'. Membro do Urban Management and Cultural Policy of City Fórum (2010-2013) de European Network of Cultural Administration Training Centers (ENCATC) e entre 2014 e 2019, sócio da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Membro do Conselho Editorial da Cardinalis e coordenador da seção 'Miscelánea sobre Geografía y Arte', Membro da Equipe Editorial da Licere e Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Poeta e tradutor de poesia brasileira contemporânea, vinculado ao projeto Tlön dirigido por Maria Ester Maciel e desde outubro 2020 coordeno a série de poesia contemporânea na revista Nueva York Poetry Review. 

References

BURGOS, Rosa María Bonilla. Geografía de la música en la región de la Huasteca Potosina, Municipio de Tamazunchale, S.L.P., en los inicios del siglo XXI. Revista Geográfica, 140, 91-133, 2006. doi: 10.2307/40996733

CÁRDENAS-SOLER, Ruth Nayibe y MÁRTÍNEZ-CHAPARRO, Dennys. El paisaje sonoro, una aproximación teórica desde la semiótica. Revista Investigación, Desarrollo e Innovación, 2(5), 129-140, 2015. doi: https://doi.org/10.19053/20278306.3717

CARNEY, George. The Sounds of People and Places: Readings in the Geography of American Folk and Popular Music. Lanham: Rowman & Littlefield, 1993.

CARTOGRAFÍA SONORA DE LA ARAUCANÍA. Proyecto de un mapa sonoro de la región de Araucanía, 2013. Disponible en: CARTOGRAFIA-SONORA-DE-LA-ARAUCANIA-dossier.pdf

CECCONI, Sofía. Territorios del tango en Buenos Aires: aportes para una historia de sus formas de inscripción. Iberoamericana, IX (33), 49-68, 2009.

CORRÊA, Roberto Lobato y ROSENDAHL, Zeny. Literatura, Música e Espaço: uma introdução. In: ROSENDAHL, Zeny y CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007, p. 7-16.

COSGROVE, Denis. Social Formation and Symbolic Landscape. London and Sydney: Croom Helm, 1984.

FERRAZ, Silvio. Músicas e Territórios. Revista Polêm!ca, 9(4), 1-15, 2010. doi: https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2815

FRITH, Simon. Performing Rites: on the Value of Popular Music. Harvard: Harvard University Press, 1996.

FURLANETTO, Beatriz Helena. Geografia da Música: rodas de choro, emoções e encontros. In: AZEVEDO, Ana Francisca, FURLANETTO, Beatriz Helena y DUARTE Miguel Bandeira (eds.). Geografias Culturais da Música. Braga: Universidade do Minho, 2018, p. 201-222.

GUIU, Claire. Geography and Music: the State of the Question. Géographie et cultures, 59, 7-26, 2006.

HAMAYON, Loïc. Une méthode de relève du paysage sonore urbain. In: CAHEN SALVADOR, Jean, ANTONIOZ, Bernard y VOLFIN, Marie-Claude (eds). Paysage Sonore Urbain. Paris: Plan-Construction, 1980, p. 29-38.

HESMONDHALGH, David. Por qué es importante la música. Buenos Aires: Paidós, 2015.

KONG, Lily. Popular Music in Geographical Analysis. Progress in Human Geography, 19(2), 183-198, 1995. doi: https://doi.org/10.1177/030913259501900202

LÉVY, Jacques. Le tournant géographique: Penser l'espace pour lire le monde. Paris: Belin, 1999.

LEYSHON, Andrew, Matless David y Revill George. The Place of Music. New York: Guilford Press, 1998.

MATAMORO, Blas. La ciudad del tango: tango histórico y sociedad. Buenos Aires: Galerna, 1982.

MELLO, João Baptista Ferreira. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira: 1928/1991 - uma introdução à geografia humanística. 1991. 299f. Tesis de maestría. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

NASH, Peter y CARNEY, George. The Seven Themes of Music Geography. Canadian Geographies, 40(1), 69-74, 1996. doi: 10.1111/j.1541-0064.1996.tb00433.x

ONG, Walter J. The Presence of the World. New York: Simon and Schuster, 1967.

PANITZ, Lucas Manassi. Geografia e música: uma introdução ao tema. Biblio 3W, XVII(978), s/p, 2012.

POCOCK, Douglas. Sound and the Geographer. Geography, 74(3), 193-200, 1989.

PORTEOUS, John Douglas. Inscape: Landscape of the Mind in the Canadian and Mexican Novels of Malcolm Lowry. Canadian Geographies, 30(2), 123-131, 1986b. doi: https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1986.tb01037.x

PORTEOUS, John Douglas. Bodyscape: the Body-language of Metaphor. Canadian Geographies, 30(1), 2-12, 1986a. doi: https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1986.tb01020.x

PORTEOUS, John Douglas. Smellscape. Progress in Physical Geography: Earth and Environment, 9(3), 356-378, 1985. doi: https://doi.org/10.1177/0309133385009003

RAIBAUD, Yves. Musiques et territoires: ce que la géographie peut en dire. 2009. Conférence d´ouverture du Colloque international de Grenoble ‘Musique, Territoire et Developpement Local’, Grenoble, France.

RAIBAUD, Yves. Comment la musique vient-elle au territoire? Volume! La revue des musiques populaires [En ligne], 5(2), 205-209, 2006. doi: https://doi.org/10.4000/volume.586

REYNOSO, Carlos. Antropología de la Música: de los géneros tribales a la globalización (vol. I y II). Buenos Aires: Editorial Sb, 2006.

RIVERA, Jorge. Cartografías urbanas del tango: los ámbitos antagónicos y complementarios del tango. In MORENO CHÁ, Ercilia (comp.). Tango tuyo, mío y nuestro. Buenos Aires: Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, 1995, p. 149-164.

SCHAFER. Raymond Murray. The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Rochester (Vermont): Destiny Books, 1994 [1977].

SCHAFER, Raymond Murray. Acoustic Space. En D. Seamon y R. Mugerauer (eds.). Dwelling, Place and Environment. Dordrecht: Martinus Niihoff, 1985, p. 87-98.

SCHAFER, Raymond Murray. The Tunning of the World. New York: Knopf, 1977.

SMITH, Susan Jane. Beyond Geography’s Visible Worlds: a Cultural Politics of Music. Progress in Human Geography, 21(4), 502–529, 1997. doi: https://doi.org/10.1191/030913297675594415

SMITH, Susan Jane. Soundscape. Area, 26(3), 232-240, 1994.

TUAN, Yi Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

VALIENTE, Silvia. Discursos de la identidad territorial según el cancionero folklórico. ACME: An international e-journal for critical geographies, 8(1), 46-68, 2009.

VEGA, Carlos. Estudios para los orígenes del tango argentino. Buenos Aires: Universidad Católica Argentina. Instituto de Investigación Musicológica “Carlos Vega”, 2016.

Published

2025-04-12

How to Cite

Arosteguy, A. (2025). Percepções aurais, sensoriais, táteis e visuais em torno de uma esquina de tango emblemática: as avenidas San Juan e Boedo a partir de uma abordagem multissensorial da paisagem sonora urbana. Boletim Paulista De Geografia, 1(113), 221–242. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3517

Issue

Section

Artigos