Percepções aurais, sensoriais, táteis e visuais em torno de uma esquina de tango emblemática
as avenidas San Juan e Boedo a partir de uma abordagem multissensorial da paisagem sonora urbana
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3517Keywords:
tango sur, Homero Manzi, Aníbal Troilo, zona sur, percepción auditiva y visualAbstract
Neste trabalho, busco explorar uma esquina de tango emblemática desde uma perspectiva aural e sônica, e não apenas visual ou imagética. A esquina em questão está localizada no bairro de Boedo (Cidade Autônoma de Buenos Aires) e foi imortalizada no tango 'Sur', composto em 1948 por Aníbal Troilo na melodia e Homero Manzi na letra. Com base no artigo 'Sound and the Geographer', de Douglas Pocock (1989), e, em especial, na metodologia 'soundwalk' criada pelo musicólogo canadense Raymond Murray Schafer, pretendo investigar a percepção auditiva e a dimensão sonora na geografia. Essa metodologia foi utilizada pelo arquiteto Loïc Hamayon em 1980, quando realizou um passeio conectando duas praças da cidade de Paris, no qual coletou informações sobre o nível de sons, a tipologia sônica da arquitetura e a visualização gráfica. O propósito deste artigo, então, é extrapolar essa metodologia para o bairro de Boedo, a fim de analisar, por meio de registros audiovisuais, fotográficos e sonoros, o trajeto desde minha residência até a esquina onde está localizado o bar e restaurante Esquina Homero Manzi. Essa esquina é, talvez, um dos endereços mais representativos do tango do século XX e, atualmente, é um verdadeiro ícone do tango.
References
BURGOS, Rosa María Bonilla. Geografía de la música en la región de la Huasteca Potosina, Municipio de Tamazunchale, S.L.P., en los inicios del siglo XXI. Revista Geográfica, 140, 91-133, 2006. doi: 10.2307/40996733
CÁRDENAS-SOLER, Ruth Nayibe y MÁRTÍNEZ-CHAPARRO, Dennys. El paisaje sonoro, una aproximación teórica desde la semiótica. Revista Investigación, Desarrollo e Innovación, 2(5), 129-140, 2015. doi: https://doi.org/10.19053/20278306.3717
CARNEY, George. The Sounds of People and Places: Readings in the Geography of American Folk and Popular Music. Lanham: Rowman & Littlefield, 1993.
CARTOGRAFÍA SONORA DE LA ARAUCANÍA. Proyecto de un mapa sonoro de la región de Araucanía, 2013. Disponible en: CARTOGRAFIA-SONORA-DE-LA-ARAUCANIA-dossier.pdf
CECCONI, Sofía. Territorios del tango en Buenos Aires: aportes para una historia de sus formas de inscripción. Iberoamericana, IX (33), 49-68, 2009.
CORRÊA, Roberto Lobato y ROSENDAHL, Zeny. Literatura, Música e Espaço: uma introdução. In: ROSENDAHL, Zeny y CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007, p. 7-16.
COSGROVE, Denis. Social Formation and Symbolic Landscape. London and Sydney: Croom Helm, 1984.
FERRAZ, Silvio. Músicas e Territórios. Revista Polêm!ca, 9(4), 1-15, 2010. doi: https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2815
FRITH, Simon. Performing Rites: on the Value of Popular Music. Harvard: Harvard University Press, 1996.
FURLANETTO, Beatriz Helena. Geografia da Música: rodas de choro, emoções e encontros. In: AZEVEDO, Ana Francisca, FURLANETTO, Beatriz Helena y DUARTE Miguel Bandeira (eds.). Geografias Culturais da Música. Braga: Universidade do Minho, 2018, p. 201-222.
GUIU, Claire. Geography and Music: the State of the Question. Géographie et cultures, 59, 7-26, 2006.
HAMAYON, Loïc. Une méthode de relève du paysage sonore urbain. In: CAHEN SALVADOR, Jean, ANTONIOZ, Bernard y VOLFIN, Marie-Claude (eds). Paysage Sonore Urbain. Paris: Plan-Construction, 1980, p. 29-38.
HESMONDHALGH, David. Por qué es importante la música. Buenos Aires: Paidós, 2015.
KONG, Lily. Popular Music in Geographical Analysis. Progress in Human Geography, 19(2), 183-198, 1995. doi: https://doi.org/10.1177/030913259501900202
LÉVY, Jacques. Le tournant géographique: Penser l'espace pour lire le monde. Paris: Belin, 1999.
LEYSHON, Andrew, Matless David y Revill George. The Place of Music. New York: Guilford Press, 1998.
MATAMORO, Blas. La ciudad del tango: tango histórico y sociedad. Buenos Aires: Galerna, 1982.
MELLO, João Baptista Ferreira. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira: 1928/1991 - uma introdução à geografia humanística. 1991. 299f. Tesis de maestría. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
NASH, Peter y CARNEY, George. The Seven Themes of Music Geography. Canadian Geographies, 40(1), 69-74, 1996. doi: 10.1111/j.1541-0064.1996.tb00433.x
ONG, Walter J. The Presence of the World. New York: Simon and Schuster, 1967.
PANITZ, Lucas Manassi. Geografia e música: uma introdução ao tema. Biblio 3W, XVII(978), s/p, 2012.
POCOCK, Douglas. Sound and the Geographer. Geography, 74(3), 193-200, 1989.
PORTEOUS, John Douglas. Inscape: Landscape of the Mind in the Canadian and Mexican Novels of Malcolm Lowry. Canadian Geographies, 30(2), 123-131, 1986b. doi: https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1986.tb01037.x
PORTEOUS, John Douglas. Bodyscape: the Body-language of Metaphor. Canadian Geographies, 30(1), 2-12, 1986a. doi: https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1986.tb01020.x
PORTEOUS, John Douglas. Smellscape. Progress in Physical Geography: Earth and Environment, 9(3), 356-378, 1985. doi: https://doi.org/10.1177/0309133385009003
RAIBAUD, Yves. Musiques et territoires: ce que la géographie peut en dire. 2009. Conférence d´ouverture du Colloque international de Grenoble ‘Musique, Territoire et Developpement Local’, Grenoble, France.
RAIBAUD, Yves. Comment la musique vient-elle au territoire? Volume! La revue des musiques populaires [En ligne], 5(2), 205-209, 2006. doi: https://doi.org/10.4000/volume.586
REYNOSO, Carlos. Antropología de la Música: de los géneros tribales a la globalización (vol. I y II). Buenos Aires: Editorial Sb, 2006.
RIVERA, Jorge. Cartografías urbanas del tango: los ámbitos antagónicos y complementarios del tango. In MORENO CHÁ, Ercilia (comp.). Tango tuyo, mío y nuestro. Buenos Aires: Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, 1995, p. 149-164.
SCHAFER. Raymond Murray. The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Rochester (Vermont): Destiny Books, 1994 [1977].
SCHAFER, Raymond Murray. Acoustic Space. En D. Seamon y R. Mugerauer (eds.). Dwelling, Place and Environment. Dordrecht: Martinus Niihoff, 1985, p. 87-98.
SCHAFER, Raymond Murray. The Tunning of the World. New York: Knopf, 1977.
SMITH, Susan Jane. Beyond Geography’s Visible Worlds: a Cultural Politics of Music. Progress in Human Geography, 21(4), 502–529, 1997. doi: https://doi.org/10.1191/030913297675594415
SMITH, Susan Jane. Soundscape. Area, 26(3), 232-240, 1994.
TUAN, Yi Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
VALIENTE, Silvia. Discursos de la identidad territorial según el cancionero folklórico. ACME: An international e-journal for critical geographies, 8(1), 46-68, 2009.
VEGA, Carlos. Estudios para los orígenes del tango argentino. Buenos Aires: Universidad Católica Argentina. Instituto de Investigación Musicológica “Carlos Vega”, 2016.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Agustin Arosteguy

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.