The inclusion of technologies in the geography curriculum

potentialities and challenges in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3431

Keywords:

Currículo, Ensino de Geografia., TDICs

Abstract

The article in question presents the potential and recurring challenges of incorporating technological tools into the teaching-learning process in Geography, given that there have been significant changes in society in recent years, such as technological evolution and its incorporation into the school environment, which is often unplanned by the teaching staff. The text takes a qualitative approach based on systematic reading on the subject and educational legislative documents such as the PNE and PCN. The work is important because of the need to discuss more intensively the advances and transformations of technologies in society that affect the educational sector, and because it presents important information for changes in the curriculum of Basic Education linked to digital tools. With this in mind, the general objective is to present how technologies are approached and included in the Geography curriculum in legal documents, and the specific objectives are: i) to discuss how technologies are included in the PNE and PCN for Geography; ii) to discuss the possibilities for including new technologies in the Geography curriculum, given the diversity of resources currently available; and iii) to characterize the challenges of including technologies in Geography teaching. Therefore, the inclusion of technologies is a great enabler of geography teaching, as it offers real-time access to information, personalization in teaching, observation and analysis of the geographical space, interactive learning, and the development of digital skills and abilities. However, there needs to be greater debate in the field of curriculum, with the aim of guiding and improving the teaching-learning process.

Author Biographies

Marcos Gomes de Sousa, Federal University of Piauí

Mestre em Ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO-UFPI). Licenciado em Geografia pela UFPI (2018.1 - 2021.2). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (20182020) e foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) (20202022) pela UFPI. Atuou como monitor nas disciplinas Recursos Didáticos para o Ensino de Geografia (2020), Biogeografia (2021), Atividade Curricular de Extensão 2 (ACE 2) (2021) e Atividade Curricular de Extensão 5 (ACE 5) (2021). É participante ativo do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) da UFPI (2019-atual) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo (GEODOC) da UFPI (2020-atual). Desenvolve pesquisas em Geografia, com ênfase no ensino da disciplina, metodologias de ensino, formação de professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Geografia. Ex-professor estagiário pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC-PI) (20212022).

Alda Cristina de Ananias Araújo, Federal University of Piauí

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com formação concluída em 2022. Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, com linha de pesquisa centrada na Organização do Espaço e Educação Geográfica (2023-2025). Atualmente, é Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia UFRRJ (2025-2029), com linha de pesquisa centrada no Território, Ambiente e Ensino de Geografia. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas no campo da Geografia, com especial ênfase no ensino de geografia e nas metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem com a utilização de recursos didáticos voltados para o componente curricular de Geografia. Possui interesse nos temas: Recursos Didáticos, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Geografia, Ensino dos aspectos físicos naturais, Currículo de Geografia e Metodologias de Ensino.

Armstrong Miranda Evangelista, Federal University of Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1993), Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Pós-Doutorado em Geografia, linha Ensino de Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2018-2019). Atualmente é professor efetivo Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia escolar, educação e currículo de Geografia. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG, desde a sua fundação até os dias atuais, sendo o atual Coordenador. Coordena ainda o grupo de pesquisa GEOEDUC no CNPQ.

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Published

2025-04-12

How to Cite

Sousa, M. G. de, Araújo, A. C. de A., & Miranda Evangelista, A. (2025). The inclusion of technologies in the geography curriculum: potentialities and challenges in basic education. Boletim Paulista De Geografia, 1(113), 290–309. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i113.3431

Issue

Section

Artigos