Reciclagem, catadores e gestão do lixo: dilemas e contradições na disputa pelo que sobra
Abstract
A reciclagem assumiu significado ambientalmente icônico. Isso não só pela conservação de matérias-primas, recuperação de materiais descartados, preserva-ção dos recursos hídricos e conservação de energia, mas também pelos efeitos posi-tivos da geração de renda e trabalho. A reciclagem explica crescente expansão dos catadores, cujo trabalho fornece insumos para influentes grupos industriais. Mas, tal cenário é prenhe de incertezas. A destinação do lixo domiciliar acata induções econômicas, que não tem necessariamente a reciclagem enquanto proposição. Daí o acirramento de contradições envolvendo o Estado, iniciativa privada e catação, nexo que esse paper pretende mapear, discutir e explicitar.Downloads
Published
2015-08-16
How to Cite
Waldman, M. (2015). Reciclagem, catadores e gestão do lixo: dilemas e contradições na disputa pelo que sobra. Boletim Paulista De Geografia, (93), 131–145. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/333
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).