BNCC: UM DOCUMENTO NORMATIVO NO CAPITALISMO GLOBALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i110.2976Keywords:
Padronização, currículo, mercado de trabalho, neoliberalismoAbstract
Este trabalho é derivado de pesquisa em andamento no Departamento de Geografia Humana na Universidade de São Paulo na linha de pesquisa Teoria e Método e tem como objetivo responder a pergunta título do capítulo 1, “o que é a BNCC?”. Neste capítulo debateremos as possibilidades qualitativas atribuídas à Base Nacional Comum Curricular, tais como: política pública, artefato cultural e documento normativo, este, neste artigo. Partindo de uma perspectiva crítica referente a sua condição normativa realizamos um debate conceitual e posteriormente teórico em torno das questões relacionadas aos possíveis interesses, dos quais decorrerão práticas pedagógicas. pautadas em seu conteúdo. Comparativamente, dialogamos com autores estrangeiros que, em suas análises das reformas educacionais realizadas há mais tempo em seus países demonstraram forte intervenção de empresas na determinação das diretrizes curriculares, a fim de favorecer demandas emanadas dos setores privados da sociedade. Os diferentes estudos apontam que há submissão teórica também da Base aos interesses mercantis pois a premissa de padronização dos conhecimentos estão voltados para a obtenção de maior controle na execução de tarefas destinadas a produção dos mesmos. Concluímos que o tipo de documento escolhido para redigir o currículo nacional é coerente com os princípios econômicos neoliberais adotados pelo Estado brasileiro pois atua no sentido de padronizar conhecimentos com viés tecnicista, os quais promove a qualificação de estudantes para o mercado de trabalho instrumentalizando-os (as) sob princípios econômicos forjados para exercer maior produtividade e lucro para o setor empresarial nas sociedades capitalistas globalizadas.
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