A BUSCA PELA SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA INSTITUCIONAL ENTRE ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.54446/bpg.v109i1.2957Keywords:
Ensino de Geografia, Desqualificação Docente, Precarização, Trabalho DocenteAbstract
Este trabalho tem o objetivo de compartilhar as reflexões sobre os problemas que incidem no exercício do ensino de Geografia e sua sistematização tecnocrática curricular, didática e institucional, trazendo à tona os problemas enfrentados pela escola e a precarização do trabalho docente.
De forma mais abrangente, o tema abordado neste trabalho é o ensino de Geografia e o nível de precarização do trabalho docente. O problema da precarização do ensino é abordado neste artigo ao discorrer sobre os fatores que condicionam a separação da prática do ensino e da prática da pesquisa. Para tanto, procuramos comparar duas áreas de trabalho dedicadas à educação em níveis superior e básico, a Geografia Científica e a Geografia Escolar. Com essa comparação, procuramos utilizar o arcabouço metodológico da Teoria Crítica e as perspectivas de análise da Genealogia do Poder para sintetizar o problema.
Os principais métodos utilizados foram a análise de conteúdo e a análise do discurso de forma complementar, compreendendo as estruturas que condicionam a separação entre o ensino e a pesquisa, problema que se manifesta nas instituições, Escola e Universidade.
Neste exercício de reflexão, constatamos que a dicotomia entre essas duas instituições apresenta um sistema tecnocrático capaz de alienar o corpo docente no exercício do ofício, provocando consequências negativas no âmbito político e trabalhista.
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