REFLEXÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO:
DO LIVRO DIDÁTICO À VIDA COTIDIANA NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.54446/bpg.v109i1.2950Keywords:
Amazonas, atividade lúdica, estações do ano, livro didáticoAbstract
O presente artigo expressa uma reflexão teórica sobre o ensino das estações do ano, discute os desafios sobre esse tema no Ensino Básico, especificamente no estado do Amazonas, e relata duas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula. Para isso, a partir de um breve ensaio teórico, analisamos as estações astronômicas e meteorológicas no hemisfério sul, a abordagem do tema nos livros didáticos de geografia e a leitura e interpretação das estações do ano na Amazônia pelos sujeitos e a cosmologia ameríndia. Nossa argumentação busca lançar um olhar amazônida sobre o tema destacando ao mesmo tempo a objetividade da ciência geográfica e o “mundo vivido”. Os resultados mostram que para superar as dificuldades em sala de aula é essencial redimensionar e adequar a metodologia didático-pedagógica à percepção do espaço vivido dos estudantes, para que os mesmos sejam motivados a compreender as características das quatro estações no Amazonas, através de confecção de material lúdico que represente o cotidiano durante as estações do ano, como o Relógio das Estações do Ano e a Quadrama das Estações.
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