Percepção Geográfica do Lugar nas práticas de ensino a partir das TICs

Authors

  • ANTONIA MARCIA DUARTE QUEIROZ UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS
  • JOYCE DUARTE QUEIROZ Universidade federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-8998-4699
  • LIANE SOUSA MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Keywords:

Geografia virtual, Ensino, TIC, Docência.

Abstract

Este trabalho é resultante de pesquisas sobre o espaço virtual de ensino, a partir da relação dos estudantes e docentes na educação, na modalidade on-line. Esta modalidade combina diferentes linguagens: imagens e ritmos, falas, músicas, sons e textos escritos. Assim, delimitamos o objetivo dessa análise a partir do lugar virtual construído através do ensino pelas TIC, utilizado amplamente na educação no período de pandemia (Covid-19) e, na crescente disseminação do ensino remoto e híbrido no Brasil. Nesse sentido, essa discussão está voltada para o ensino na Educação básica, em escolas públicas da cidade de Araguaína no Norte do Tocantins. A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, pois utilizamos de levantamento teórico e análise de dados resultantes de um questionário, distribuídas dentre perguntas abertas e fechadas realizado por intermédio do Google Forms; analisamos falas docentes, oriundas de Roda de conversa, que foi realizada no Projeto de estágio integrado do Curso de Geografia/UFNT”, as quais trouxeram as experiências relacionadas ao planejamento de aulas, a seleção de conteúdo e a forma de avaliação de estudantes de Geografia no ensino on-line. Consideramos que a educação pelas TIC se desenvolve, cada vez mais, por intermédio das diversas ferramentas digitais produzindo lugares virtuais de ensino. Nesse trabalho identificamos que a videoconferência e, principalmente o WhatsApp viabilizam salas de aula que se constituem em lugares virtuais de ensino e aprendizagem que, por um lado permite a criação de laços de pertencimento de inclusão e interação e, por outro lado produz repulsa, distanciamento e até mesmo a exclusão de muitos estudantes e professores.

Author Biographies

JOYCE DUARTE QUEIROZ, Universidade federal de Minas Gerais

licenciada em Geografia e mestranda na Universidade Federal de Minas Gerais.

LIANE SOUSA MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

lICENCIANDA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

References

ARCHELA, R. S. (2004). (Et.al) O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia – londrina – volume 13 – número 1 – jan./jun. Disponível em http://www.geo.uel.br/revista.

BRASIL. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

CARLOS, A. F. A. (1996). O lugar no/do Mundo. São Paulo: HUCITEC. 150 p.

FERRARI, A. C.2020. MACHADO, D.; OCHS, M. Guia da educação midiática. 1.ed.São Paulo: Instituto palavra aberta.

FERREIRA, J. (2006). Lugar, Espaço e Geografia: do Real ao Virtual na sociedade do conhecimento. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, n. 18, Edições Colibri. p. 59-82.

GIOMETTI, A. L. B. PITTON, E.C. e A. G. ORTIGOZA. (2021) Leitura do Espaço Geográfico Através das Categorias: Lugar, Paisagem e Território. Conteúdos e didática de Geografia. UNIVESP. Disponível em:

https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47175/1/u1_d22_v9_t02.pdf.

LÉVY, P. (2010). Cibercultura. 3 ed. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo. 34.

LÉVY, P. (2011); O que é virtual. 2 ed. Traduzido por Paulo Neves. São Paulo. 34.

MASSEY, D. (2000) Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus. p. 176-185.

MENDES, R. A; SOUSA, E. S; PEREIRA A. J. (2017). A importância da Categoria Lugar no Ensino de Geografia: um estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína – TO. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, TO, n. 11, p. 153 – 169, set/dez.

MOREIRA, S. A. G.; ULHÔA, L. M. (2009). Ensino em Geografia: desafios à prática docente na atualidade. Revista da Católica, Uberlândia, v.1, n.2, p.69-80.

QUEIROZ, A, M. D. (2020). Formação de professores de Geografia na Amazônia: TIC e ensino no norte do Tocantins. Ciência Geográfica. Bauru – SP. vol. XXIV. Nº 1. p. 375. Jan. Dez.

QUEIROZ, A. M. D. (2016). Análise Geográfica sobre o espaço virtual de ensino a partir das experiências na educação a distância na Universidade Aberta do Brasil no norte de Minas Gerais. 2016. 229 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Programa de Pós- Graduação em Geografia, Uberlândia – MG.

SANTOS, M.(2005). Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp.

SANTOS, M. (1997). Técnica, espaço, tempo: globalização e meio científico informacional. 3 ed. São Paulo: Editora: Hucitec.

TUAN, Y-Fu. (1983). Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL.

VAZ, D.; In. BALSA. C. (2006). Edições Colibri. Relações Sociais de Espaço- Homenagem a Jean Remy. Lisboa. (Ver p. 187).

Published

2022-10-13

How to Cite

DUARTE QUEIROZ, A. M., DUARTE QUEIROZ, J. ., & SOUSA MARTINS, L. (2022). Percepção Geográfica do Lugar nas práticas de ensino a partir das TICs. Boletim Paulista De Geografia, 1(107), 137–152. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2347