"Nossos passos vêm de longe": o Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras do DG-FFLCH-USP

Authors

  • NEPEN GEOUSP Núcleo de estudantes e pesquisadoras negras do Departamento de Geografia da USP Universidade de São Paulo

Keywords:

NEPEN, Geografia, Ensino, Pesquisa e Extensão, aquilombamento, racismo estrutural.

Abstract

O presente artigo busca expor a trajetória e os contextos que deram origem ao Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Para compreender a atuação do núcleo é necessário recorrer à ancestralidade, entendida para além de uma limitação ao passado, mas, como aquilo que continua em nós, no qual intelectuais negros/as abriram caminhos para compreendermos as questões raciais na formação brasileira e latino-americana, bem como criaram estratégias de reivindicação para integrar seus descendentes na sociedade, inclusive nos espaços mais elitizados, como a própria Universidade. Nesse sentido, o aquilombamento representa esse movimento de reconhecimento e de trocas de experiências, para além de estarmos juntos/as. Dentro dessa perspectiva, o NEPEN surge como um lugar de aquilombamento, inserido numa estrutura academicista que pouco valoriza os conhecimentos, trajetórias e saberes plurais e, principalmente, o afeto. A luta pelas cotas raciais e o reconhecimento da importância destas por parte do Estado comprovou a existência de um racismo estrutural. Assim, visamos estabelecer formas de produzir conhecimentos críticos e ações de combate ao racismo. Neste viés, apresentaremos os processos de constituição do NEPEN -  que se apoia no tripé ensino, pesquisa e extensão -, descrevendo nossas trajetórias, projeções e desafios.

Published

2020-12-31

How to Cite

Núcleo de estudantes e pesquisadoras negras do Departamento de Geografia da USP, N. G. (2020). "Nossos passos vêm de longe": o Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras do DG-FFLCH-USP. Boletim Paulista De Geografia, 1(104), 31–82. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2136