A produção e comercialização de alimentos saudáveis-agroecológicos: o caso da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária
Keywords:
Camponeses, Feiras, Policultivos, Transição Agroecológica.Abstract
As feiras são estratégias históricas para os camponeses comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores, construindo espaços diferenciados frente aos mercados convencionais. Nesse contexto, as feiras da Reforma Agrária são espaços importantes de comercialização, ao mesmo tempo que estimulam várias formas de cooperação e solidariedade aos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Assim, o objetivo deste ensaio é analisar a importância da feira nacional da Reforma Agrária na produção e comercialização de alimentos saudáveis, oriundos de uma transição agroecológica. No escopo metodológico destacam-se: a revisão de literatura, a observação participante através do acompanhamento de algumas atividades da feira, o trabalho de campo em alguns assentamentos vinculados ao MST no Norte de Minas Gerais e o mapeamento das feiras orgânicas e agroecológicas no Brasil. Assim, constata-se que o espaço da feira, além de comercializar os produtos dos camponeses de vários estados, é espaço de formação político-cultural que facilita o debate entre os camponeses (as) e a população urbana, evidenciando a intrínseca relação campo-cidade, a partir das práticas alimentares.
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