REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO INTERNO DAS LOJAS SUPERMERCADISTAS
Keywords:
reestruturação comercial, supermercado, precarização do trabalho.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar as principais transformações ocorridas no espaço interno dos supermercados a partir da segunda metade dos anos 1990, ao destacar o impacto da reestruturação comercial para trabalhadores que atuam em cargos operacionais nas redes varejistas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e Carrefour, na cidade de São Paulo. De modo específico, procura-se apontar as mudanças que ocorrem na frente de loja, no espaço de vendas e no depósito dos supermercados. Por meio deste estudo, nota-se que, em decorrência da reestruturação comercial, um novo arranjo do trabalho ganha forma nos supermercados. Tal processo, marcado pelo aumento da produtividade e pela diminuição de custos, é acompanhado por uma redefinição das formas de precarização e intensificação do trabalho, bem como pela redução do número de empregos nesse segmento. Nessa abordagem, o trabalho é mais do que uma fonte de atividades executada pelo ser humano no espaço econômico com objetivo de extrair seus meios de sobrevivência. O trabalho é encarado enquanto categoria essencial na mediação das relações humanas no âmbito do espaço social. Nessas relações, a interferência no espaço, por meio do trabalho, transforma de modo substantivo o espaço e o próprio ser humano.References
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