GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: SABERES HISTORICAMENTE DETERMINADOS
Keywords:
Correntes Pedagógicas, Pensamento Geográfico, práticas pedagógicasAbstract
O artigo tem como objetivo analisar a relação entre as teorias pedagógicas e a história do pensamento geográfico, demarcando as características e seus desdobramentos no trabalho docente. A análise está fundamentada nos elementos conceituais: o sujeito social, o currículo escolar de Geografia, a aula, a atividade e a avaliação. Desenvolve-se a análise desde a centralidade epistêmica positivista, marcada pela neutralidade do conhecimento científico e linearidade histórico-interpretativa dos processos educacionais e geográficos, sua variância para o tecnicismo neopositivistas e sua relação com a Geografia Teorético-Quantitativa, o movimento de renovação do pensamento geográfico e as pedagogias críticas, finalizando uma leitura crítica acerca das práticas pós-modernas que demarcam o pluralismo epistemológico.
References
ALMEIDA, R. D. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. 1994. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2003.
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. Espaço e Tempo na Educação Infantil. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.
ALVES, W. R.; SOUZA, J. G. Geografia e Método: o pesquisador entre a janela e a calçada. Universitas - Ciências Humanas e da Saúde, v. 6, 1996, 1-20.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart, and Winston.1968.
AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton. 1963.
BAIRRO, G. P. O PNLD e o contexto da produção didática em Geografia no Brasil. Rio Claro:IGCE-UNESP/FAPESP. 2018. (Relatório de Iniciação Científica).
BARBOSA, A. M. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
BUFFET: OS RICOS VENCERAM A LUSTA DE CLASSES. Jornal o Globo. 30/09/2011. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/buffett-ricos-venceram-luta-de-classes-2745900 Capturado em 20/09/2019.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução: elemento para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L’École capitaliste en France. Paris: Librairie François Maspero, 1971.
CASTELLAR, S., MORAES, J.V. Ensino de Geografia. Porto Alegre: Thompson, 2011.
CHRISTOFOLETTI, A. Perspectiva da Geografia. São Paulo: Difel, 1976.
CUNHA, M. V. John Dewey: Uma Filosofia para Educadores em Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEMARQUE, E. TRIZ teoria para resolução de problemas inventivos aplicada ao planejamento de processo na indústria automotiva. São Paulo: Escola Politécnica/USP., 2005.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
FREIRE, P. Papel da Educação na humanização. Seleção de Textos. São Paulo. n. 17. 1987, p. 01 – 13.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
JOHNSTON R J. Philosophy, ideology, and geography. In Gregory D, Walford R (eds) Horizons in human geography. London, Macmillan, 1989, pp. 48–66.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2014.
MOREIRA, R. O Discurso do avesso. Editora Dois Pontos: Rio de Janeiro,1987.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e universitária. 1987
NETTO, J. P. Marxismo impenitente: contribuição à história das idéias marxistas. São Paulo: Cortez, 2004.
OLIVEIRA, L. de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. 1978. Tese (Livre Docência) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 1978.
PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Estudos avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1982. 515 p.
PITOMBO, M. I. M. Conhecimento, Valor e Educação em John Dewey. São Paulo: Pioneira, 1974.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 32. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas. 4 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1992.
SOUZA, J.G. O conceito de trabalho no livro didático de Geografia. Presidente Prudente:FCT/UNESP. 1991.
SOUZA, J. G . A cartografia e o movimento de renovação da Geografia Brasileira. Geosul (UFSC), Florianópolis-SC, v. 18, p. 87-117, 1995.
SOUZA, J.G., KATUTA, A.M. Geografia e Conhecimentos Cartográficos A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância dos mapas. São Paulo:UNESP/FAPESP. 2001.
SOUZA, J. G. Limites do território. Agrária (São Paulo- On line) v. 10-11, p.99-130, 2009.
TATHAM, G. Geography in the nineteenth century: and Environmentalism and possibilism. Philosophical Library,1951.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.