O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Denis Richter Universidade Federal de Goiás - UFG

Keywords:

Ensino de geografia, cartografia escolar, pensamento Espacial.

Abstract

O presente artigo busca fazer uma articulação entre o pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica na perspectiva de contribuir para os debates e reflexões teóricas acerca do desenvolvimento do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental (EF). Esta concepção parte do princípio de que a construção do pensamento é uma tarefa primordial da escola e associado a este processo torna-se fundamental promover o pensamento espacial, como especificidade da leitura geográfica. Neste sentido, a linguagem cartográfica é requerida por contribuir diretamente nas práticas escolares de Geografia como recurso e proposta didático-pedagógica que visa valorizar a construção do pensamento espacial para os alunos. Para desenvolver essas ideias esse texto se utiliza de autores do campo teoria da aprendizagem vinculadas à teoria vigotskiana, bem como de pesquisadores da Geografia que colaboram nos debates sobre o conceito de espaço, pensamento espacial, ensino de Geografia e Cartografia Escolar. A partir dessas contribuições, entende-se que a articulação entre esses três eixos (pensamento, pensamento espacial e linguagem cartográfica) fortalece o desenvolvimento de práticas escolares de Geografia para os anos inicias do EF, na perspectiva da valorização da lógica espacial e no uso de diferentes propostas com o mapa.    

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Published

2018-07-07

How to Cite

Richter, D. (2018). O pensamento, o pensamento espacial e a linguagem cartográfica para a geografia escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Paulista De Geografia, 99, 251–267. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1479