Situação didática: “Para pensar o espaço para saber nele se organizar, para ali combater”
Keywords:
Conhecimento, geografia, ensino.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão acerca de estudos desenvolvidos em pesquisas relacionadas aos conhecimentos curriculares da Geografia na Educação Básica. Os conhecimentos didático-pedagógicos inter-relacionam-se a fim de proporcionar ao professor suporte teórico para pensar suas aulas que, consequentemente, poderá resultar em aprendizagem junto aos alunos. Na primeira parte, o texto traz uma discussão sobre a situação didática como proposta pedagógica para o docente desenvolver as aulas principalmente na Educação Básica. Em seguida, o mesmo apresenta uma argumentação acerca do ensino de Geografia articulado à linguagem cartográfica como possibilidade de compreender o espaço geográfico de maneira reflexiva. Por fim, parte-se para os conteúdos da geografia escolar na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal como uma oportunidade para os alunos se apropriarem dos conhecimentos e os utilizarem como benefício próprio e coletivo junto ao lugar em que vivem. Desse modo, irão se sentir parte da sociedade e não meros expectadores.References
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