A Expedição de Daniel Campos (1883) e a Guerra do Chaco (1932-35) na Formação Territorial da Bacia do Paraguai
Abstract
O presente trabalho faz uma breve exposição da formação territorial do Chaco (Bolívia-Paraguai) a partir da leitura de relatos da expedição científica boliviana organizada por Daniel Campos (1883) e de documentos históricos do governo paraguaio (1852-1940) referentes à ocupação e a Guerra do Chaco (1932-35). A formação territorial na periferia do capitalismo, tal como tratada em Moraes (2004), é problematizada a partir da reposição do lugar da guerra e da ciência na generalização da dominação da mercadoria (Marx, 1968) por meio da mobilização para o trabalho (Gaudemar, 1977).Downloads
Published
2015-08-16
How to Cite
Silva, A. R. de C. (2015). A Expedição de Daniel Campos (1883) e a Guerra do Chaco (1932-35) na Formação Territorial da Bacia do Paraguai. Boletim Paulista De Geografia, (92), 77–102. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/133
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).