Novos conteúdos da pobreza metropolitana no Brasil
Abstract
Nos últimos anos, verifica-se o avanço da urbanização e uma redução dos índices de pobreza no Brasil. Embora a pobreza venha se reduzindo nas áreas rurais, tem se tornado cada vez mais um fenômeno urbano e metropolitano no país. A crescente aglomeração da população em grandes cidades tem sido acompanhada, assim, pela concentração da pobreza nas metrópoles brasileiras. Por outro lado, esta mesma população que se empobrece também tem participado, cada vez mais, de um consumo moderno. Os dinamismos da economia pobre nas metrópoles brasileiras se tornam, hoje, crescentemente complexos; haja vista a conformação de um cenário paradoxal em que a expansão do consumo entre as camadas de baixa renda se combina ao avanço do empobrecimento nas grandes cidades. Conforma-se, deste modo, uma nova pobreza metropolitana no Brasil.Downloads
Published
2015-08-16
How to Cite
Montenegro, M. (2015). Novos conteúdos da pobreza metropolitana no Brasil. Boletim Paulista De Geografia, (92), 7–36. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/130
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).