Recenseamento na União Soviética
Keywords:
URSSAbstract
Segundo as recomendações da Comissão de Estatística da O.N.U. devem ser feitos recenseamentos em cada começo de uma década (ou um ano depois). Um dos primeiros países que corresponderam a essa recomendação foi a União Soviética. Já no início do ano de 1970,na semana de 15 até 22 de janeiro, foi realizado um recenseamento amplo no qual era preciso registrar-se mais de 241.000.000 de habitantes, Já durante as preparações extensas para esse recenseamento— experimentar o sistema de contagem, organização do decurso do processo, fazer emplacamento das ruas e casas e análise do material estatístico, etc. — participaram 1.500.000 colaboradores. Na contagem propriamente dita trabalharam cerca de 700.000 recenseadores, cabendo a cada um 650 pessoas. Para o momento da contagem era preciso escolher-se uma data em que houvesse um menor movimento demográfico permanente possível, porque na União Soviética, 100.000pessoas mudam a cada hora seu domicílio. Assim, janeiro, com a menor cota de viagens e como mês que não tem férias em nenhum tipo de escola, é favorável para isso. Então iniciou-se a contagem durante a semana (quinta-feira ), num dia em que ainda não havia começado o movimento de viagens dos fins-de-semana. Naturalmente, também os viajantes foram pegos separadamente nos trens ou nos aviões a partir da meia noite da hora local, enquanto que as outras pessoas só foram entrevistadas depois de oito horas da manhã. Antes do começo do inverno a contagem já começara a partir do outono de 1969, nos lugares dificilmente acessíveis (por exemplo, nas aldeias das montanhas que são isoladas pela neve no inverno).Downloads
Published
2017-10-06
How to Cite
Jahn, D. (2017). Recenseamento na União Soviética. Boletim Paulista De Geografia, (47), 103–109. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1144
Issue
Section
Notas
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).