DISPOSITIVO DE RACIALIDADE E A LEI 10.639/2003:

IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3083

Palavras-chave:

Relações raciais;, Racismo;, Racialidade;, Escola;, Programa Nova EJA

Resumo

Mesmo após 20 anos da implementação da Lei 10.639/2003, ainda enfrentamos muitos desafios no que se refere a sua aplicação nas salas de aula. Com recorte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o presente trabalho obstina-se a problematizar as possíveis relações entre o ensino de Geografia para jovens e adultos e a aplicação da Lei 10.639/2003 por meio da mobilização teórico-conceitual do dispositivo de racialidade emergido da epistemologia feminista negra.  Através de entrevistas realizadas com profissionais da educação envolvidos com a elaboração do material didático de Geografia da Nova Política para a Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), denominada  Programa Nova EJA que reestruturou curricular e pedagogicamente a EJA no estado do Rio de Janeiro, foi possível compreender as bases em que foi construído o mencionado material e também constatar que ainda há um abismo gigantesco entre a idealização de aplicação da Lei 10.639/2003 e a realidade que vivemos nas escolas brasileiras. Portanto, argumenta-se que as nuances e sinuosidades de como opera o dispositivo de racialidade estão implicadas a esses desafios, tornando complexa a problemática acerca do trabalho com conteúdos referentes a atender os objetivos da Lei 10.639/2003 nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Tiago Dionisio, PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais pelo Programa de Estudo Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF). Especialista em Docência e Educação Básica pela Faculdade de Educação da UFF. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), mas entre 2015 e 2018, através de seleção interna, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Victor de Sousa, PPGE/UFRJ

Doutorando em Educação (UFRJ), mestre em Geografia (UFRRJ), especialista em Antropologia (UCAM) e também em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ), Licenciado em Ciências Sociais (UNICSUL) e Licenciado em Pedagogia (UNIRIO). É membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa COLETIVA (PPGGEO/UFRRJ), sobre Geografia, Cultura, Existências e Cotidianos; do BAFO!, Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença (PPGE/UFRJ); e do LEQUE, Laboratório de Estudos Queers em Educação (UFRJ/PPGE). Durante os meses de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023 atuou como bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica, nível 4, da FAPERJ, vinculado ao BAFO! na UFRJ. Ao longo do primeiro ano do mestrado trabalhou como bolsista da Escola de Extensão na UFRRJ por meio do Programa de Popularização da Pesquisa por meio de Cursos de Extensão (PPESCE) na organização de cursos de extensão, assim como ministrando aulas e em atividades de monitoria nesses cursos, e também foi bolsista do Programa de Qualificação Institucional (PQI) da UFRRJ; no segundo ano passou a ser bolsista CAPES pelo programa de Demanda Social. Atuou como professor da Educação Básica, ministrando a disciplina de Geografia, para turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental Anos Finais e para a 1ª Série do Ensino Médio, em escolas no interior do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 2016 e 2020, coordenando projetos de ensino voltados para questões de gênero, sexualidades e raça de caráter interdisciplinares com a Química, Artes, Língua Portuguesa e Educação Física.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Dionisio, T. ., & Pereira de Sousa, V. (2023). DISPOSITIVO DE RACIALIDADE E A LEI 10.639/2003: : IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 146–166. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3083