CURRÍCULO, QUESTÃO RACIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Fabiana Cristina da Luz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3045

Palavras-chave:

Lei. 10.639/03., Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo busca compreender de que maneira o Currículo de Geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Cidade de São Paulo incorporou as Diretrizes Curriculares da Lei 10.639/03, considerando (i) que tal legislação já foi promulgada há mais de vinte anos, (ii) que a maioria das/os estudantes da EJA são negras/os e (iii) que a geografia é um componente curricular que apresenta uma potencialidade significativa em prol da educação para relações étnico-raciais. Assim, parte-se do pressuposto de que, por muito tempo, a questão racial foi invisibilizada na EJA e que tal processo além de negar as especificidades deste grupo racial contribuiu diretamente para negação do direito à educação de parcela significativa das/os estudantes, haja vista que a história e a importância estrutural da população negra para a formação socioespacial brasileira foram omitidas das práticas pedagógicas. Desse modo, reconhecemos o currículo como um documento fundamental para a promoção da educação para relações étnico-raciais capaz de contribuir com a desconstrução de estereótipos negativos sobre a população negra e também com a redução da discriminação racial. Entretanto, após 20 anos da promulgação da Lei 10.639/03, a análise realizada evidenciou que a questão racial ainda permanece como uma pauta anexa, um tema incluído nos parênteses, abordado de forma pontual e esporádica. E os impactos desse foco secundário, recai todos os dias sobre discentes negras/os que ocupam as escolas, pois se o currículo é uma disputa e se há, quase sempre, uma distância entre a teoria e a prática, essa situação intensifica os desafios de implementação das Diretrizes Curriculares da Lei 10.639/03.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Luz, F. C. da. (2023). CURRÍCULO, QUESTÃO RACIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: : UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 296–313. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3045