As atuais perspectivas dos Planos Diretores municipais como política pública urbana para promoção da democracia:

o caso de Alfenas-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2348

Palavras-chave:

Plano Diretor, Planejamento Urbano, Políticas Urbanas, Direito Urbaniítico, Estado e planejamento participativo.

Resumo

A presente pesquisa é fruto de um processo de estágio curricular obrigatório, o qual buscou debater a atual situação dos Planos Diretores municipais com base no estudo desta política pública no município de Alfenas, localizado na região Sul do estado de Minas Gerais. A pesquisa buscou explorar o processo de elaboração do Plano Diretor da cidade com base nas leis nacionais que legislam sobre ela, sendo estas leis a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Cidade, assim, observando se toda a dimensão processual de construção do projeto de lei até sua aprovação na câmara municipal obedeceu às diretrizes estabelecidas por tais legislações, desta maneira, avaliando o comportamento do Poder Público Municipal ante o cumprimento da legislação e da participação popular. Para tal, foi realizado uma análise da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade que foram confrontadas com os registros dos tramites políticos de desenvolvimento do Plano Diretor, que constam na Leitura Comunitária do município. Após a concretização de tais procedimentos, constatou-se determinado grau de coerência das leis que legislam sobre o Plano Diretor com o documento aprovado para o município, mas foi igualmente constatado problemáticas quanto ao processo da participação popular ao longo dos tramites, interferindo de modo direto quanto à democratização do documento e consequentemente do espaço urbano municipal. 

Biografia do Autor

Kauê Santos Lima, Universidade federal de Alfenas

Instituto de Ciências da Natureza, Geografia Humana

Referências

BAITZ, R. O Estatuto da Cidade após dez anos de sua publicação: algumas notas críticas a partir dos seus resultados no urbano. Simpósio Nacional de Geografia Urbana, XII, Belo Horizonte, 2011.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 20 jun. 2021.

BRUNETT, Carlos F.L. Da tragédia urbana à farsa do urbanismo reformista: A fetichização dos planos diretores participativos. Tese (Doutorado em políticas públicas) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Maranhão, 2009, 526 p. Disponível em:<https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/756/1/CARLOS%20FREDERICO%20LAGO%20BURNETT.pdf>. Acesso em 02 fev. 2021.

CANO, W; FERNANDES, A. C. O movimento do pêndulo: justiça social e escalas espaciais no capitalismo contemporâneo. In: Ensaios sobre a crise urbana do Brasil: Campinas: Editora Unicamp, 2011.

DONATO, C.C. O Poder Judiciário no Brasil: Estrutura, críticas e controle. Dissertação (mestrado). Programa de pós-graduação em direito constitucional. Universidade de Fortaleza. Fortaleza, p.107. 2006.

LACERDA, norma et al. Planos Diretores municipais: aspectos legais e conceituais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, V.7, N. 1, pag. 55-72, maio, 2005.

MARICATO, E. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2011.

MIGUEL, L. F. [2017] Dominação e resistência: desafios para uma política emancipatória. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.

OSÓRIO, Jaime. O Estado no centro da mundialização: A sociedade civil e o tema do poder. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

SAULE JUNIOR, Nelson; ROLNIK, Raquel. Estatuto da Cidade: novos horizontes para a reforma urbana. São Paulo, Pólis, 2001.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade, uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

TAVARES, Maria da Conceição. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro: ensaios sobre a economia brasileira. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1972.

VILLAÇA, Flávio. As ilusões do Plano Diretor: São Paulo, 7 ago. 2005.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

Lima, K. S. (2023). As atuais perspectivas dos Planos Diretores municipais como política pública urbana para promoção da democracia:: o caso de Alfenas-MG. Boletim Paulista De Geografia, 1(108), 89–112. https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2348