GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: SABERES HISTORICAMENTE DETERMINADOS

Autores

  • José Gilberto de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Paula Cristiane Strina Juliasz Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Correntes Pedagógicas, Pensamento Geográfico, práticas pedagógicas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a relação entre as teorias pedagógicas e a história do pensamento geográfico, demarcando as características e seus desdobramentos no trabalho docente. A análise está fundamentada nos elementos conceituais: o sujeito social, o currículo escolar de Geografia, a aula, a atividade e a avaliação. Desenvolve-se a análise desde a centralidade epistêmica positivista, marcada pela neutralidade do conhecimento científico e linearidade histórico-interpretativa dos processos educacionais e geográficos, sua variância para o tecnicismo neopositivistas e sua relação com a Geografia Teorético-Quantitativa, o movimento de renovação do pensamento geográfico e as pedagogias críticas, finalizando uma leitura crítica acerca das práticas pós-modernas que demarcam o pluralismo epistemológico.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Souza, J. G. de, & Juliasz, P. C. S. (2019). GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: SABERES HISTORICAMENTE DETERMINADOS. Boletim Paulista De Geografia, 1(101), 1–25. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1764