A especificidade regional como fator de atração? A instalação da BMW em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v14i2.3579Palavras-chave:
ativos específicos, indústria automobilística, BMW, Santa Catarina, concorrência espacialResumo
Santa Catarina ficou à margem da expansão do setor automotivo no Brasil. Essa situação muda em 2012 com a instalação da Bayerische Motoren Werke (BMW) em Araquari. Quais razões tornaram Santa Catarina atrativa para os investimentos da firma alemã? A literatura sobre localizações industriais aponta a importância dos incentivos fiscais. Apesar de relevante, uma ênfase nesse fator nos levaria a conceber um mundo homogêneo, ocultando as especificidades regionais como forças de atração da indústria. Através da noção de ativos específicos (BENKO; PECQUEUR, 2001) e da realização de entrevistas com funcionários da BMW, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e representantes do poder público, requalificamos a forma de pensar a concorrência espacial neste artigo, que objetiva demonstrar a importância da combinação de fatores locacionais para atrair a BMW para Araquari.
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