Geografia e cinema na representação do nordeste brasileiro
uma análise da trilogia de Kleber Mendonça Filho
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3062Palavras-chave:
região, paisagem fílmica, cinema, nordeste, Kleber Mendonça FilhoResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre a Geografia e o cinema, a partir da discussão sobre as diferentes formas de representação da região Nordeste do Brasil. Para tanto, fez-se uso da filmografia de Kleber Mendonça Filho, na trilogia dos filmes O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Como viés metodológico, empreendeu-se o questionamento sobre a regionalização, as representações e a paisagem fílmica. Tais investigações partiram da observação precisa dos elementos audiovisuais através do olhar geográfico para a compreensão da influência do espaço na construção narrativa cinematográfica. Dessa feita, foi possível verificar nos filmes supracitados uma ruptura na representação usual da região Nordeste ao focalizar aspectos da urbanização, da especulação do capital imobiliário, do uso de tecnologias no sertão e sua integração dialética com o mundo. Concluiu-se que sempre se tem o uso da tensão e dos conflitos entre a modernidade e o atraso, de modo que a contradição se faz sempre presente na construção da ideia de região, de cidade e da relação urbano-rural.
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