A situação geográfica da primeira democracia racial no futebol brasileiro

o caso da Associação Atlética Ponte Preta

Autores

  • Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto Universidade Estadual de Campinas
  • Renan Pessina Gonçalves de Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.524

Resumo

Este estudo se propôs a discutir o surgimento da Associação Atlética Ponte Preta, o primeiro clube do futebol brasileiro a contar com um jogador e dirigente negro, a partir da proposta de análise da situação geográfica. O estudo indicou que, a constituição dos clubes de futebol no território paulista carrega a especificidade de seu lugar de origem, em outras palavras, o lugar (e sua historicidade) desempenharam papel fundamental para a caracterização identitária de cada clube, assim como no caso do surgimento da Associação Atlética Ponte Preta no município campineiro – um baluarte do sistema escravocrata.

Biografia do Autor

Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel (2020) e licenciado (2019) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é mestrando no programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES), integrante do Laboratório de Pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) no grupo de pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM). Atuou como professor voluntário nos cursinhos populares Dandara dos Palmares (2016 - 2019) e PROCEU Conhecimento (2019 - 2021). Participou do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), edital 2019/2020. Realizou estágio na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) Meio Ambiente no Laboratório de Geotecnologias e Métodos Quantitativos, como bolsista de ITI-A (Iniciação Tecnológica e Industrial) CNPq e prestou consultoria para o projeto de pesquisa "Campinas Afro" da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura). 

Renan Pessina Gonçalves de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é graduando em Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Humanas com ênfase em Educação em Geografia. Participa do Laboratório de Pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO), integrante do Grupo de Pesquisa TEAR e monitor no Programa de Iniciação Cientifica - Ensino Médio (PIBIC-EM).

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Vieira de Oliveira Pinto, I. C., & Pessina Gonçalves de Lima, R. (2021). A situação geográfica da primeira democracia racial no futebol brasileiro: o caso da Associação Atlética Ponte Preta. Boletim Campineiro De Geografia, 11(1), 157–168. https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.524

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)