O trabalho de campo como promotor de uma educação e conhecimento contextualizados e particip(ativos)
o caso da E.E. Newton Oppermann, Campinas (SP)
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.430Resumo
O processo de ensino-aprendizagem de conteúdos ligados ao escopo das Geociências apresenta-se como desafiador, notadamente quando o que se pretende é uma visão ampla de Ambiente, cujos elementos naturais e antrópicos que o compõe, sejam apreendidos em suas relações e interdependências, visto que, visões fragmentadas do mesmo, culminam nas tão proclamadas Questões Ambientais. Neste sentido, objetiva-se desenvolver uma metodologia calcada no ensino/aprendizagem contextualizadas (Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente) tendo, para tanto, o trabalho de campo como o fio condutor das práticas e reflexões. Assim, foi na E.E. Dr. Newton Oppermann que se desenvolveu este estudo, a mesma pertence ao Distrito do Campo Grande, no município de Campinas (SP), inclusa numa importante Bacia Hidrográfica, a do Córrego do Piçarrão, altamente urbanizada e com consideráveis problemas de ordem socioambiental. Por fim, espera-se promover junto aos alunos, mecanismos de ensino/aprendizagem que culmine na conjunta produção de conhecimentos contextualizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Joseane Carina Borges de Carvalho, Maurício Compiani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.