As rodas de samba do Distrito Federal brasileiro como patrimônio-territorial: uma construção metodológica

Autores

  • Vitor João Ramos Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.422

Resumo

Ao considerar as rodas de samba do Distrito Federal brasileiro como fenômeno produzido pela ação humana (a partir dos negros), expressadas como manifestação artística popular, que visibilizam e reforçam a presença e a participação dos negros no processo de formação da América Latina, da formação socioespacial brasileira e da formação do território do Distrito Federal, buscou-se com o presente trabalho apresentar a construção do percurso metodológico da tese de doutoramento intitulada “Patrimônio-territorial na América Latina: as rodas de samba como expressão de resistência negra no Distrito Federal brasileiro”, iniciada em 2017, na Universidade de Brasília, pelo Departamento de Pós-graduação em Geografia. Revelando os principais conceitos geográficos que serão trabalhados e os caminhos metodológicos adotados para a efetivação da pesquisa, o trabalho apresenta ainda a realização de uma devolutiva pública, como parte do compromisso firmado entre o pesquisador e a comunidade investigada.

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Publicado

30/06/2019

Como Citar

Alves, V. J. R. (2019). As rodas de samba do Distrito Federal brasileiro como patrimônio-territorial: uma construção metodológica. Boletim Campineiro De Geografia, 9(1), 93–106. https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.422

Edição

Seção

Artigos