Meio ambiente, espaço urbano e políticas de imagem: o caso do Parque Linear Ribeirão das Pedras (Barão Geraldo, Campinas, SP)

Autores

  • Fabiana Giaretta

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v6i2.298

Resumo

Este artigo pretende abordar a questão ambiental e a valorização do espaço urbano, com enfoque no caso do Parque Linear Ribeirão das Pedras de Barão Geraldo, localizado na cidade de Campinas, estado de São Paulo, investigando o papel do Parque Público como instrumento de valorização fundiária na cidade contemporânea e os efeitos da implantação de áreas verdes no planejamento territorial das cidades. Pretende-se interligar elementos como áreas verdes em ambientes urbanos, valorização do espaço e o papel do governo local na formulação de políticas públicas e no planejamento do território. A hipótese central que se pretende verificar é a que admite que as áreas verdes são elementos de valorização do espaço urbano, pautadas nos discursos de conservação ambiental e dos agentes corporativos imobiliários, por meio de especulação no uso do solo urbano e das políticas de imagem.

Downloads

Publicado

31/12/2016

Como Citar

Giaretta, F. (2016). Meio ambiente, espaço urbano e políticas de imagem: o caso do Parque Linear Ribeirão das Pedras (Barão Geraldo, Campinas, SP). Boletim Campineiro De Geografia, 6(2), 479–500. https://doi.org/10.54446/bcg.v6i2.298

Edição

Seção

Artigos