A abordagem dinâmica no ensino de climatologia
um estudo a partir dos documentos educacionais normativos
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.439Resumen
A disciplina de Geografia tem como desafio aproximar as escalas global e local, em especial no que se refere à climatologia. Para compreender a abordagem desse tema no ensino básico, é necessário atentar para como os documentos educacionais normativos estruturam os conteúdos de Geografia. Com este mote, o presente artigo objetiva analisar como a Climatologia está presente nos currículos da Educação Básica a partir das políticas públicas educacionais, compreendendo as temáticas a serem discutidas bem como as habilidades e competências a serem exploradas. Para tanto, foram explorados a Base Nacional Comum Curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o Currículo Mínimo de Geografia produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Como resultado contatou-se que o ensino de Climatologia está concentrado nos currículos do 6o ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Enfim, percebem- se orientações para abordagem dinâmica do clima, superando a superficialidade da descrição e classificação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista está regida por la licencia Creative Commons - Atribuición 4.0.