As feiras e o e-commerce: relações de comércio e consumo a partir das TICs
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.414Resumen
Este trabalho traz como tema central as relações contemporâneas de trocas de mercadorias a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ou seja, do e-commerce. Seu objeto de estudo são as feiras virtuais, identificadas como plataformas virtuais em forma de sites em que são comercializados alimentos (e eventualmente outras mercadorias) que são típica e tradicionalmente encontrados nas feiras livres. Tem por objetivos contextualizar essa estratégia comercial, a partir da relação entre os espaços virtual e concreto, identificar feiras virtuais, bem como possíveis diferenças e similaridades, desafios e potencialidades das feiras livres e das feiras virtuais. A metodologia centrou-se na pesquisa bibliográfica e no levantamento de dados junto ao espaço virtual. Como resultados destacaram-se a relação distinta entre os dois tipos de feiras com o espaço e nas relações sociais; a semelhança da procedência e dos tipos de mercadorias; a potencialidade das feiras virtuais no aumento na produção e do consumo em escalas local e regional, a redução do desperdício de alimentos e o aumento da geração de renda para os produtores; e dentre os desafios das feiras livres destaca-se a sua prevalência frente às mudanças cada vez mais aceleradas do mundo contemporâneo, especialmente naqueles espaços tão marcados pela presença das TICs, como os grandes centros urbanos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista está regida por la licencia Creative Commons - Atribuición 4.0.