Redes corporativas e incentivos territoriais: a dispersão dos Contact Centers para as cidades médias brasileiras

Autores/as

  • Marina Castro de Almeida USP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i3.125

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal analisar a dispersão territorial das empresas de Contact Center para as cidades médias brasileiras. A análise da divisão territorial do trabalho das operações de teleatendimento revela a presença de forças centrípetas, com a manutenção do controle nas principais metrópoles brasileiras, e centrífugas, com a dispersão das unidades de produção. O uso seletivo da densidade técnica e informacional e os incentivos territoriais ofertados por alguns municípios permitem às empresas a incorporação lucrativa de áreas onde os recursos, principalmente capital e trabalho, são desvalorizados, como é o caso de algumas cidades médias brasileiras.

Biografía del autor/a

Marina Castro de Almeida, USP

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio de doutoramento no Graduate Center (City University of New York) sob supervisão do Professor Neil Smith. Atualmente é professora do departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Redes Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, desenvolvimento geográfico desigual, distribuição territorial dos serviços prestados às empresas e precarização do trabalho.

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Almeida, M. C. de. (2013). Redes corporativas e incentivos territoriais: a dispersão dos Contact Centers para as cidades médias brasileiras. Boletim Campineiro De Geografia, 3(3), 430–448. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i3.125

Número

Sección

Artículos