Planejamento do espaço: reflexões na perspectiva do espaço banal

Autores/as

  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.80

Resumen

Neste artigo, objetivamos refletir sobre o planejamento do espaço considerando a situação da cidade dos países subdesenvolvidos e trazendo uma abordagem desse planejamento na perspectiva do espaço banal. O planejamento do espaço é um instrumento por meio do qual podemos meditar sobre um futuro melhor para todos os agentes sociais, que usam o território de diferentes modos, de acordo com distintos interesses e necessidades. Assim sendo, ao planejar temos a possibilidade de vislumbrar, significativamente, objetivos a serem atingidos com o ordenamento territorial. No momento atual, o planejamento do espaço vem sendo realizado, sobretudo nos países subdesenvolvidos, numa perspectiva mercadológica, isto é, de acordo com interesses dos agentes hegemônicos do mercado, sendo indispensável para a manutenção e para o agravamento do atraso dos países pobres, assim como para a intensificação das disparidades sociais neles existentes. Contudo, outra perspectiva para o planejamento do espaço é possível. Aqui, propomos a perspectiva do espaço banal, por meio da qual se tem a possibilidade de pensar um ordenamento que seja condizente com o bem-estar coletivo — proposta esta que não pode prescindir de reflexão e implementação, principalmente na realidade dos países subdesenvolvidos, onde a maioria da sociedade vive em condição de pobreza e sem ter acesso a serviços sociais básicos, não usando, destarte, o território de maneira digna.

Biografía del autor/a

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Geografia (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN) e mestre em Geografia (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professor do Departamento de Geografia da mesma universidade, campus de Caicó, e cursa doutorado em Geografia pela Unicamp.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Salvador, D. S. C. de O. (2012). Planejamento do espaço: reflexões na perspectiva do espaço banal. Boletim Campineiro De Geografia, 2(3), 436–447. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.80

Número

Sección

Artículos