Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista

Autores/as

  • Lucas Ferreira Rosa Penha USP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13

Resumen

Frente a um período no qual a escala de ação para muitos agentes sociais – sobretudo as empresas hegemônicas nos mercados globalizados – corresponde ao mundo, os territórios nacionais são mobilizados e transformados de maneira a viabilizar a organização e eficiência dos circuitos espaciais produtivos internacionalizados. A criação dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) é, além de muitas outras, uma dessas adaptações do território. São recintos que exercem função aduaneira de despacho/admissão de mercadorias importadas ou a serem exportadas, mas que se situam fora da zona primária de portos e aeroportos, constituindo-se como alternativa às alfândegas tradicionais para a importação ou exportação de mercadorias. São, então, novos objetos geográficos que aumentam a porosidade territorial brasileira criando caminhos mais fluidos para as trocas internacionais, principalmente para alguns circuitos espaciais produtivos. A presença deles no estado de São Paulo liga-se diretamente ao processo de industrialização desse território uma vez que são utilizados em grande parte pela indústria química e pela indústria automotiva.

Biografía del autor/a

Lucas Ferreira Rosa Penha, USP

Geógrafo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com mestrado em Geografia Humana pela USP (Universidade de São Paulo) em cooperação com a Università degli Studi di Torino, em Turim, Itália.

Publicado

2011-12-31

Cómo citar

Penha, L. F. R. (2011). Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista. Boletim Campineiro De Geografia, 1(1), 63–83. https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13

Número

Sección

Artículos