Clube-empresa no Brasil: um fenômeno geográfico
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v11i2.537Abstract
Este artigo analisa a emergência dos clubes-empresas no território brasileiro, a partir da lógica neoliberal e do período de financeirização da economia mundial. Por clube-empresa entende-se uma entidade de prática desportiva que adota como tipologia jurídica o modelo de sociedade empresarial. O surgimento desse fenômeno está diretamente relacionado com a conjuntura econômica e, especialmente no Brasil, apresenta-se como um fenômeno geográfico de característica ímpar. A pesquisa oportunizou o levantamento de todos os clubes-empresas brasileiros, chegando-se a mais de uma centena. A partir dessa sistematização e do cruzamento de outros dados (capital social, proprietários, competições participantes, etc.), foi possível, de modo geral, determinar que os clubes-empresas: (i) estão localizados em regiões de maior densidade técnica-informacional; (ii) são clubes com baixo investimento financeiro; (iii) e, apoiados em pessoas físicas, voltados estritamente a uma lógica de acumulação incipiente.
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Copyright (c) 2022 Jonathan Ferreira, Luciano de Campos Prado Motta
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