Atividade Árvore da Vida: o olhar geográfico na educação básica a partir das trajetórias familiares
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.436Abstract
A sociedade não pode ser desvinculada do espaço em que vive e este, por consequência, só faz sentido se associado à sociedade que o criou. Como geógrafa me foi ensinado a ver o mundo desta maneira e agora, como professora, esforço-me para que meus alunos façam o mesmo. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil. A sociedade atual, fruto do meio técnico-científico-informacional, se torna cada vez mais individualizada, e a escola, inserida neste contexto, segue a mesma lógica. No processo educacional, alunos e professores estão tão preocupados com provas e notas que o refletir, muitas vezes, fica em segundo plano. Neste sentido, o presente trabalho pretende apresentar e discutir uma experiência de atividade intitulada Árvore da Vida cujo objetivo é despertar o olhar geográfico dos alunos a partir de aspectos observados em suas próprias vidas. Através da construção da sua árvore genealógica e da descrição das trajetórias familiares, os estudantes são convidados a realizar um trabalho de investigação sobre suas próprias histórias, tendo as ferramentas da análise geográfica como suporte.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Deborah da Costa Fontenelle
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal is governed by the Creative Commons - Atribution 4.0 license.