Formando leitores de mundo: algumas considerações sobre o ensino de Geografia no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.233Abstract
Nos últimos anos, temos buscado, em nossas pesquisas, discutir propostas para o ensino de geografia que superem a lógica conteudista que há mais de um século tem norteado a dinâmica desta disciplina escolar em nosso país. Em nossa perspectiva, tal superação pode ser construída reforçando a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico pelos alunos nas aulas de geografia. Neste trabalho reforçaremos este pressuposto, dialogando com as contribuições trazidas por Paulo Freire, que entende o diálogo do aluno com o mundo mediado pela palavra como fundamental para a formação de sujeitos capazes de construir sua ação de forma consciente e crítica. Em nossa perspectiva, o ensino de geografia a partir do raciocínio geográfico pode também contribuir neste processo, possibilitando que, ao se apropriarem da geografia, seus conhecimentos, linguagens e práticas, os alunos possam resignificar a relação que estabelecem com o mundo em suas diferentes escalas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Boletim Campineiro de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal is governed by the Creative Commons - Atribution 4.0 license.