O circuito hip hop na região de Campinas desde "as antigas": dos bailes black à institucionalização do movimento (198... - 2005)

Autores

  • Cristiano Nunes Alves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.39

Resumo

Queremos melhor compreender a dinâmica urbana contemporânea problematizando o uso do território pelo circuito hip hop. Neste artigo, propomos uma abordagem do espaço ao longo do tempo dinamizado pela cultura hip hop, apresentando uma periodização da cultura das ruas na região de Campinas. Pudemos, grosso modo, identificar dois momentos do circuito: o primeiro, desde as manifestações iniciais do hip hop até a constituição de um circuito em torno dos bailes black da região, e o segundo, de institucionalização do circuito cultural, tornado movimento por parcela de sua militância. Trata-se de um estudo no qual problematizamos o tema dos circuitos culturais lançando mão do recurso de método da periodização.

Biografia do Autor

Cristiano Nunes Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Geografia, Instituto de Geociências- Unicamp-SP

Downloads

Publicado

30/04/2012

Como Citar

Alves, C. N. (2012). O circuito hip hop na região de Campinas desde "as antigas": dos bailes black à institucionalização do movimento (198. - 2005). Boletim Campineiro De Geografia, 2(1), 137–159. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.39

Edição

Seção

Artigos