A especificidade regional como fator de atração? A instalação da BMW em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v14i2.3579

Palavras-chave:

ativos específicos, indústria automobilística, BMW, Santa Catarina, concorrência espacial

Resumo

Santa Catarina ficou à margem da expansão do setor automotivo no Brasil. Essa situação muda em 2012 com a instalação da Bayerische Motoren Werke (BMW) em Araquari. Quais razões tornaram Santa Catarina atrativa para os investimentos da firma alemã? A literatura sobre localizações industriais aponta a importância dos incentivos fiscais. Apesar de relevante, uma ênfase nesse fator nos levaria a conceber um mundo homogêneo, ocultando as especificidades regionais como forças de atração da indústria. Através da noção de ativos específicos (BENKO; PECQUEUR, 2001) e da realização de entrevistas com funcionários da BMW, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e representantes do poder público, requalificamos a forma de pensar a concorrência espacial neste artigo, que objetiva demonstrar a importância da combinação de fatores locacionais para atrair a BMW para Araquari.

Biografia do Autor

Matheus Ayres Wessler, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Geografia pela UFSC.

Fernando Mesquita, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leila Christina Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Geografia pela Université Paris IV (Paris-Sorbonne).

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Publicado

31/12/2024

Como Citar

Wessler, M. A., Mesquita, F., & Dias, L. C. (2024). A especificidade regional como fator de atração? A instalação da BMW em Santa Catarina. Boletim Campineiro De Geografia, 14(2), 305–322. https://doi.org/10.54446/bcg.v14i2.3579

Edição

Seção

Artigos