Um olhar fronteiriço
paraguaios e bolivianos nas escolas de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3022Palavras-chave:
fronteira, deslocamentos, educação, identidade, desafiosResumo
As relações em zonas fronteiriças são sempre muito complexas devido as especificidades de cada território e suas diferentes gestões. No âmbito escolar essas diferenças são ainda mais presentes, revelando desafios na aprendizagem e integração dos estudantes. Diante disso, esse trabalho buscou analisar a dinâmica social dos estudantes bolivianos e paraguaios nas escolas de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de uma análise qualitativa e quantitativa afim de compreender os deslocamentos e suas características. Verificou-se que, os deslocamentos dos estudantes estrangeiros para as escolas brasileiras ocorrem devido à falta de infraestrutura em seu país de origem. Dentre os principais desafios que enfrentam nesse processo migratório primeiramente é destacada a falta de preparo das escolas com relação ao ensino bilingue, bem como no processo de integração. Através do levantamento bibliográfico foi possivel compreender que uma parte dos alunos sofrem xenofobia e preconceito, os levando a se isolar dos demais e buscarem seus próprios grupos a partir do sentimento de identidade. A pesquisa demonstrou ainda a importância de um olhar mais profundo nas relações de fronteira, evidenciando a necessidade de políticas públicas efetivas nesses territórios.
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