Um olhar fronteiriço

paraguaios e bolivianos nas escolas de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3022

Palavras-chave:

fronteira, deslocamentos, educação, identidade, desafios

Resumo

As relações em zonas fronteiriças são sempre muito complexas devido as especificidades  de cada território e suas diferentes gestões. No âmbito escolar essas diferenças são ainda  mais presentes, revelando desafios na aprendizagem e integração dos estudantes. Diante disso, esse trabalho buscou analisar a dinâmica social dos estudantes bolivianos e  paraguaios nas escolas de fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir de uma análise qualitativa e quantitativa afim de compreender os deslocamentos e suas características. Verificou-se que, os deslocamentos  dos estudantes estrangeiros para as escolas brasileiras ocorrem devido à falta de infraestrutura em seu país de origem. Dentre os principais desafios que enfrentam nesse processo migratório primeiramente é destacada a falta de preparo das escolas com relação ao ensino bilingue, bem como no processo de integração. Através do levantamento bibliográfico foi possivel compreender que uma parte dos alunos sofrem xenofobia e preconceito, os levando a se isolar dos demais e buscarem seus próprios grupos a partir do sentimento de identidade. A pesquisa demonstrou ainda a importância de um olhar mais profundo nas relações de fronteira, evidenciando a necessidade de políticas públicas efetivas nesses  territórios.

Biografia do Autor

Ana Beatriz de Sá Neves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Cláudia Heloiza Conte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Professora adjunta dos cursos de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

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Publicado

07/02/2024

Como Citar

Neves, A. B. de S., & Conte, C. H. (2024). Um olhar fronteiriço: paraguaios e bolivianos nas escolas de Mato Grosso do Sul. Boletim Campineiro De Geografia, 13(2), 289–309. https://doi.org/10.54446/bcg.v13i2.3022

Edição

Seção

Artigos