O feed como vitrine
uma análise preliminar do comércio eletrônico nas mídias sociais da empresa Meta Platforms
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2880Palavras-chave:
comércio eletrônico, mídias sociais, ciberespaço, desigualdade social, meio técnico-científico-informacionalResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o uso das mídias sociais como meios de realização de transações comerciais, fenômeno que vem ganhando notoriedade no Brasil com o avanço do meio técnico-científico-informacional e a utilização em larga escala dos aplicativos da chamada web 2.0. Partimos do princípio de que este fenômeno se dá sob a mediação complementar de um ciberespaço oligopolizado e um espaço geográfico que se reproduz de forma desigual e combinada. Interessa, em particular, estudar o caso da empresa Meta Platforms Inc. e seus aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp, enquanto um importante agente regulador de tais dinâmicas. Como resultado, observa-se a modificação das estruturas do espaço tempo relativo a partir do imperativo da fluidez territorial, da informação enquanto recurso e da expansão do consumo. Assim, propomos neste trabalho a discussão das diferentes formas de apropriação das mídias sociais da empresa Meta Platforms Inc. enquanto canais de comercialização em sua relação com espaço geográfico.
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