O feed como vitrine

uma análise preliminar do comércio eletrônico nas mídias sociais da empresa Meta Platforms

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2880

Palavras-chave:

comércio eletrônico, mídias sociais, ciberespaço, desigualdade social, meio técnico-científico-informacional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o uso das mídias sociais como meios de realização de transações comerciais, fenômeno que vem ganhando notoriedade no Brasil com o avanço do meio técnico-científico-informacional e a utilização em larga escala dos aplicativos da chamada web 2.0. Partimos do princípio de que este fenômeno se dá sob a mediação complementar de um ciberespaço oligopolizado e um espaço geográfico que se reproduz de forma desigual e combinada. Interessa, em particular, estudar o caso da empresa Meta Platforms Inc. e seus aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp, enquanto um importante agente regulador de tais dinâmicas. Como resultado, observa-se a modificação das estruturas do espaço tempo relativo a partir do imperativo da fluidez territorial, da informação enquanto recurso e da expansão do consumo. Assim, propomos neste trabalho a discussão das diferentes formas de apropriação das mídias sociais da empresa Meta Platforms Inc. enquanto canais de comercialização em sua relação com espaço geográfico.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Amorim Fossaluza, Universidade de São Paulo

Graduanda em Geografia na Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de iniciação científica com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

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Publicado

31/12/2022

Como Citar

Amorim Fossaluza, M. F. (2022). O feed como vitrine: uma análise preliminar do comércio eletrônico nas mídias sociais da empresa Meta Platforms. Boletim Campineiro De Geografia, 12(2), 207–223. https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2880

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