A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade

fluxos de mercadorias, desenvolvimento econômico e repercussões no território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v13i1.2875

Palavras-chave:

hidrovia Tietê-Paraná, intermodalidade, fluxos, investimentos, desenvolvimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade, bem como seus reflexos territoriais e no desenvolvimento econômico. O sistema hidroviário Tietê-Paraná e a intermodalidade, por intermédio das infraestruturas e dos meios de transporte, favorecem a circulação de mercadorias no território, as exportações e a economia nacional. O transporte aquaviário possui vantagens, como o preço menor do frete em comparação aos modais ferroviário e rodoviário, a grande capacidade de escoamento de cargas, o baixo índice de acidentes e outros. A elaboração de um planejamento estratégico por parte do Estado e o fomento dos investimentos públicos e privados, especialmente na multimodalidade/intermodalidade, são relevantes para qualificar as infraestruturas e estimular a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Biografia do Autor

Nelson Fernandes Felipe Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Doutor, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Márcio Rogério Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e geógrafo pela Universidade do Estado de Santa Catarina, foi professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Unesp (campus Ourinhos)

Rodrigo Giraldi Cocco, Universidade Federal de Roraima

Professor na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), mestre em Geografia pela Unesp

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES FERROVIÁRIOS (ANTF). Informações e dados gerais. 2020. Disponível em: https://www.antf.org.br/informacoes-gerais/. Acesso em: 03/07/2021.

BELLUZZO, L. G.; GALÍPOLO, G. Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo. São Paulo: Contracorrente, 2017.

BIELSCHOWSKY, R. Estratégia de desenvolvimento e as três frentes de expansão no Brasil: um desenho conceitual. Economia e Sociedade, v. 21. Campinas, 2012, p. 729-747.

BRASIL. Administração Hidroviária do Paraná (AHRANA). Informações e dados sobre a Hidrovia Tietê-Paraná. 2019. Disponível em: http://portal.antaq.gov.br/wpcontent/uploads/2016/12/Administra%C3%A7%C3%A3o-da-Hidrovia-do-Paran%C3%A1-AHRANA.pdf. Acesso em: 09/07/2021.

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Dados e informações sobre o transporte aquaviário. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/aquaviario. Acesso em: 05/07/2021.

BRASIL. Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Dados sobre o comércio exterior brasileiro. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior. Acesso em: 06/07/2021.

EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA (EPL). Anuário Estatístico de Transportes 2010-2019. 2020. Disponível em: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/anuario-estatistico/. Acesso em: 04/07/2021.

FAZCOMEX – TECNOLOGIA PARA COMÉRCIO EXTERIOR. Dados sobre exportações e importações brasileiras. 2021. Disponível em: https://www.fazcomex.com.br/blog/balanca-comercial-dos-estados-brasileiros-em-2019/. Acesso em: 07/07/2021.

KEEDI, S. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2001.

KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas. 1982.

RANGEL, I. Obras reunidas (v. 1 e 2). Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

SÃO PAULO. Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH). Informações e dados sobre a Hidrovia Tietê-Paraná. 2021. Disponível em: http://www.dh.sp.gov.br/hidrovia-tiete-parana/. Acesso em: 08/07/2021.

SILVEIRA, M. R. Circulação, transportes e logística: impactos sobre a fluidez e a competitividade territorial no Brasil. Relatório de Pesquisa de conclusão do pós-doutoramento no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD). Instituto de Geociências da UNICAMP, 2020.

Downloads

Publicado

28/09/2023

Como Citar

Fernandes Felipe Junior, N., Silveira, M. R., & Giraldi Cocco, R. (2023). A hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade: fluxos de mercadorias, desenvolvimento econômico e repercussões no território. Boletim Campineiro De Geografia, 13(1). https://doi.org/10.54446/bcg.v13i1.2875

Edição

Seção

Artigos