Articulações discursivas em torno do significante juventude

sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2869

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Juventude, Sentidos discursivos, BNCC, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho busca tecer reflexões em torno do significante juventude na BNCC, discutindo os múltiplos sentidos atrelados aos jovens na etapa do ensino médio, em específico aquele que busca fixar um lugar hegemônico a partir das possibilidades das abordagens geográficas na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O caminho metodológico adotado consiste em uma pesquisa de viés qualitativo, com uso de técnicas  de pesquisa de análise documental e revisão da literatura. Sob a perspectiva da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), ao qual tomamos como orientador teórico neste trabalho, os currículos são constituídos por meio da luta por significação de discursos, sendo estes concebidos dentro de um espectro complexo de produção de sentidos. Assim, os sentidos discursivos que interpelam o significante juventude, tal como trabalho, cidadania, protagonismo, tecnologia e contemporaneidade, fazem parte de uma escrita de cunho educacional que, de maneira articulatória, compõem uma textualidade política provisória e contingencial.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp)

Rafael Straforini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Docente do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp).

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Publicado

31/12/2022

Como Citar

Almeida Mendes, R., & Straforini, R. (2022). Articulações discursivas em torno do significante juventude: sentidos de conhecimento geográfico em disputa na BNCC. Boletim Campineiro De Geografia, 12(2), 287–304. https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2869

Edição

Seção

Artigos