Iniciação científica na formação docente em Geografia
uma análise sobre as universidades públicas de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v10i1.464Resumo
As pesquisas de Iniciação Científica nos cursos de graduação do Ensino Superior, em especial nas graduações de Geografia, são um importante instrumento de horizontalização e verticalização para fomentar o cenário de desenvolvimento de pesquisas, tecnologia e inovação no Brasil. Desse modo, o presente artigo objetiva compreender o atual quadro de Iniciação Científica nos cursos de Geografia das universidades públicas do estado de Mato Grosso do Sul, no período 2016–2019. Para realizar tal estudo, metodologicamente foram realizados levantamento bibliográfico sobre a temática, análise documental e coleta de dados quantitativos referentes ao número de Iniciações Científicas produzidas nas universidades analisadas. Os resultados expressam um cenário importante de pesquisas desenvolvidas no recorte delimitado. Todavia, é evidente a necessidade de fomentar e ampliar ainda mais as produções científicas nessa modalidade de pesquisa na área de Geografia, dado o seu potencial de aproximação dos acadêmicos aos programas de pós-graduação e na formação de profissionais críticos e inovadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.