O trabalho de campo como promotor de uma educação e conhecimento contextualizados e particip(ativos)

o caso da E.E. Newton Oppermann, Campinas (SP)

Autores

  • Joseane Carina Borges de Carvalho Unicamp
  • Maurício Compiani Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.430

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de conteúdos ligados ao escopo das Geociências apresenta-se como desafiador, notadamente quando o que se pretende é uma visão ampla de Ambiente, cujos elementos naturais e antrópicos que o compõe, sejam apreendidos em suas relações e interdependências, visto que, visões fragmentadas do mesmo, culminam nas tão proclamadas Questões Ambientais. Neste sentido, objetiva-se desenvolver uma metodologia calcada no ensino/aprendizagem contextualizadas (Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente) tendo, para tanto, o trabalho de campo como o fio condutor das práticas e reflexões. Assim, foi na E.E. Dr. Newton Oppermann que se desenvolveu este estudo, a mesma pertence ao Distrito do Campo Grande, no município de Campinas (SP), inclusa numa importante Bacia Hidrográfica, a do Córrego do Piçarrão, altamente urbanizada e com consideráveis problemas de ordem socioambiental. Por fim, espera-se promover junto aos alunos, mecanismos de ensino/aprendizagem que culmine na conjunta produção de conhecimentos contextualizados.

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Publicado

31/12/2019

Como Citar

de Carvalho, J. C. B., & Compiani, M. (2019). O trabalho de campo como promotor de uma educação e conhecimento contextualizados e particip(ativos): o caso da E.E. Newton Oppermann, Campinas (SP). Boletim Campineiro De Geografia, 9(2), 311–331. https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.430

Edição

Seção

Dossiê Temático “Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política”