Geografia da Infância e sua importância na ação educativa
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.420Resumo
A participação infantil na sociedade, paulatinamente vem assumindo seu protagonismo que lhe é de direito, no entanto, é preciso percorrer um longo caminho para que a infância seja encarada como um elemento social relevante e atuante em sua vivência. Sob a perspectiva histórico-cultural, este artigo objetiva examinar as experiências vivenciadas em uma escola municipal pública da educação básica, sediada na periferia da área urbana de Rio Claro (SP). Através da pesquisa etnográfica, procedeu-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas que propiciaram à apreensão elementar dos conceitos de lugar, território, região e paisagem. Com o auxílio de visitas técnicas, mapas mentais e rodas de conversa com o uso de imagens, atingimos o objetivo proposto, ao abordarmos a Geografia da Infância nos anos iniciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.