O lúdico e o dialógico no ensino de Geografia: uma proposta para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.216Resumo
Resumo
Com o avanço científico do mundo atual, as tecnologias digitais integram muitos dos seguimentos da sociedade e a educação é uma delas. Nossa experiência na Educação Básica, nas aulas de Geografia, demonstra que os alunos não se interessam tanto pelo quadro-negro, assim o uso de materiais didáticos digitais podem contribuir para melhorar a dinâmica na sala de aula. Diante disto é possível usar os recursos que os computadores oferecem, como os jogos, para tornar as aulas mais interessantes. Ressaltamos que os recursos computacionais somente serão úteis para o ensino, quando deixarem de ser utilizados apenas como máquinas de escrever ou de entretenimento. Em busca do desenvolvimento de abordagens de ensino mais dinâmicas que a tradicional aula expositiva com cópia do texto da lousa, propomos a utilização de um jogo virtual, focando a construção da noção de espaço. Assim os alunos, que vivem conectados ao mundo virtual em rede, ao longo do jogo poderão se aproximar dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, fato que desperta curiosidades, proporcionando uma metodologia dialógica e vinvulada às práticas cotidianas.
Palavras-chave: ensino de Geografia; práticas pedagógicas; aprendizagem lúdica; metodologia dialógica; recursos computacionais e ensino
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.