Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13Resumo
Frente a um período no qual a escala de ação para muitos agentes sociais – sobretudo as empresas hegemônicas nos mercados globalizados – corresponde ao mundo, os territórios nacionais são mobilizados e transformados de maneira a viabilizar a organização e eficiência dos circuitos espaciais produtivos internacionalizados. A criação dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) é, além de muitas outras, uma dessas adaptações do território. São recintos que exercem função aduaneira de despacho/admissão de mercadorias importadas ou a serem exportadas, mas que se situam fora da zona primária de portos e aeroportos, constituindo-se como alternativa às alfândegas tradicionais para a importação ou exportação de mercadorias. São, então, novos objetos geográficos que aumentam a porosidade territorial brasileira criando caminhos mais fluidos para as trocas internacionais, principalmente para alguns circuitos espaciais produtivos. A presença deles no estado de São Paulo liga-se diretamente ao processo de industrialização desse território uma vez que são utilizados em grande parte pela indústria química e pela indústria automotiva.Downloads
Publicado
31/12/2011
Como Citar
Penha, L. F. R. (2011). Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista. Boletim Campineiro De Geografia, 1(1), 63–83. https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.