Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista

Autores

  • Lucas Ferreira Rosa Penha USP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13

Resumo

Frente a um período no qual a escala de ação para muitos agentes sociais – sobretudo as empresas hegemônicas nos mercados globalizados – corresponde ao mundo, os territórios nacionais são mobilizados e transformados de maneira a viabilizar a organização e eficiência dos circuitos espaciais produtivos internacionalizados. A criação dos Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs) é, além de muitas outras, uma dessas adaptações do território. São recintos que exercem função aduaneira de despacho/admissão de mercadorias importadas ou a serem exportadas, mas que se situam fora da zona primária de portos e aeroportos, constituindo-se como alternativa às alfândegas tradicionais para a importação ou exportação de mercadorias. São, então, novos objetos geográficos que aumentam a porosidade territorial brasileira criando caminhos mais fluidos para as trocas internacionais, principalmente para alguns circuitos espaciais produtivos. A presença deles no estado de São Paulo liga-se diretamente ao processo de industrialização desse território uma vez que são utilizados em grande parte pela indústria química e pela indústria automotiva.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Rosa Penha, USP

Geógrafo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com mestrado em Geografia Humana pela USP (Universidade de São Paulo) em cooperação com a Università degli Studi di Torino, em Turim, Itália.

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Publicado

31/12/2011

Como Citar

Penha, L. F. R. (2011). Os Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros e a atual indústria paulista. Boletim Campineiro De Geografia, 1(1), 63–83. https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.13

Edição

Seção

Artigos