A questão agrária e a Educação do/no campo: Trajetórias de vida e dialogias no trabalho de formação de educadores
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.611Resumo
Neste artigo relata-se parte dos trabalhos realizados com o tema questão agrária e educação do campo no curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Setor Litoral. Inicialmente abordamos aspectos da questão agrária brasileira e seus desdobramentos na educação dos povos do campo. Posteriormente, discutimos a fundamentalidade do estabelecimento de processos dialógicos entre as trajetórias de vidas dos educandos e o trabalho com os temas indicados, relatando experiências em sala de aula. Concluímos que: as características da educação rural e da educação do campo no Brasil desdobraram-se do modo como a questão agrária foi materializada historicamente no país; considerando a trajetória de parte dos educandos do campo e as políticas públicas voltadas a eles é fundamental construir relações dialógicas entre os seus saberes e aqueles historicamente construídos a fim de que possam compreender a realidade na qual vivem e, assim, construir estratégias para a ampliação e fortalecimento das escolas do campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.