A questão agrária e a Educação do/no campo: Trajetórias de vida e dialogias no trabalho de formação de educadores

Autores

  • Ângela Massumi Katuta Universidade Federal do Paraná/AGB Presidente Prudente
  • Ehrick Eduardo Martins Melzer Universidade Federal do Paraná

Resumo

Neste artigo relata-se parte dos trabalhos realizados com o tema questão agrária e educação do campo no curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Setor Litoral. Inicialmente abordamos aspectos da questão agrária brasileira e seus desdobramentos na educação dos povos do campo. Posteriormente, discutimos a fundamentalidade do estabelecimento de processos dialógicos entre as trajetórias de vidas dos educandos e o trabalho com os temas indicados, relatando experiências em sala de aula. Concluímos que: as características da educação rural e da educação do campo no Brasil desdobraram-se do modo como a questão agrária foi materializada historicamente no país; considerando a trajetória de parte dos educandos do campo e as políticas públicas voltadas a eles é fundamental construir relações dialógicas entre os seus saberes e aqueles historicamente construídos a fim de que possam compreender a realidade na qual vivem e, assim, construir estratégias para a ampliação e fortalecimento das escolas do campo.

Biografia do Autor

Ângela Massumi Katuta, Universidade Federal do Paraná/AGB Presidente Prudente

Educadora da Universidade Federal do Paraná, trabalha com educação popular, comunidades tradicionais, educação do campo, formação inicial e continuada de professores.

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Química pela UFPR (2009), mestre em Educação em Ciências e em Matemática (2012), Especialista em Educação a Distância (2012). Atualmente é professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza na Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral). É fundador e editor da Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), possui interesse de pesquisa em temáticas variadas do Ensino de Química, Física e Matemática na Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

KATUTA, Ângela M.; MELZER, E. E. M. A questão agrária e a Educação do/no campo: Trajetórias de vida e dialogias no trabalho de formação de educadores. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 62–97, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/611. Acesso em: 25 abr. 2024.