As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Autores

  • Anniele Freitas UNICAMP
  • Gustavo Teramatsu UNICAMP
  • Rafael Straforini

DOI:

https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.608

Resumo

O presente trabalho apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em sua dimensão territorial e política. A partir de dados fornecidos pela Capes, produzimos o mapeamento dos projetos institucionais do Pibid presentes nas instituições de ensino superior nas diversas categorias administrativas o que nos possibilitou entender essa política nas suas diferentes escalas além de contribuindo para o entendimento do programa na formação inicial e continuada de professores, e no espraiamento das licenciaturas no território nacional frente às políticas públicas educacionais para o ensino superior.

 

Palavras-chave: Pibid; políticas públicas; formação de professores; território; ensino superior


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Publicado

2017-04-27

Como Citar

FREITAS, A.; TERAMATSU, G.; STRAFORINI, R. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 75–113, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.608. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/608. Acesso em: 20 dez. 2024.