O eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): um balanço da produção 2008-2012
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2014.564Resumo
O presente artigo analisa a produção científica enviada para o eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) de 2008, 2010 e 2012, no âmbito da seção Espaços de Diálogos e Práticas, na qual são realizadas as comunicações livres de trabalhos. Esta análise se focou, sobretudo, nas agregações temáticas constituintes de subeixos, consideradas indicadores da presença de cada tema. Além da divisão entre o que é geografia urbana strictu sensu e outros campos da geografia humana enviados para este eixo (como geografia econômica, industrial, da população etc.), observa-se a emergência de temas ligados a lutas sociais e a novos projetos e arranjos territoriais. Também observa-se a emergência de campos recentes na geografia brasileira, como a geografia cultural, da saúde ou do turismo. No tocante à geografia urbana, destaca-se a predominância da perspectiva da produção social do espaço, com muitos estudos sobre a ação dos agentes (como o capital imobiliário etc.), processos e formas (segregação, gentrificação e centralização, entre outros). Nota-se também a força de estudos vinculados ao planejamento urbano, bem como instrumentos de análise e monitoramento (geotecnologias aplicadas ao urbano).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-08
Como Citar
SANTOS, R. E. dos; REGO, N. O eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): um balanço da produção 2008-2012. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 131–162, 2016. DOI: 10.62516/terra_livre.2014.564. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/564. Acesso em: 23 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.