O eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): um balanço da produção 2008-2012

Autores

  • Renato Emerson dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Nélson Rego Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O presente artigo analisa a produção científica enviada para o eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) de 2008, 2010 e 2012, no âmbito da seção Espaços de Diálogos e Práticas, na qual são realizadas as comunicações livres de trabalhos. Esta análise se focou, sobretudo, nas agregações temáticas constituintes de subeixos, consideradas indicadores da presença de cada tema. Além da divisão entre o que é geografia urbana strictu sensu e outros campos da geografia humana enviados para este eixo (como geografia econômica, industrial, da população etc.), observa-se a emergência de temas ligados a lutas sociais e a novos projetos e arranjos territoriais. Também observa-se a emergência de campos recentes na geografia brasileira, como a geografia cultural, da saúde ou do turismo. No tocante à geografia urbana, destaca-se a predominância da perspectiva da produção social do espaço, com muitos estudos sobre a ação dos agentes (como o capital imobiliário etc.), processos e formas (segregação, gentrificação e centralização, entre outros). Nota-se também a força de estudos vinculados ao planejamento urbano, bem como instrumentos de análise e monitoramento (geotecnologias aplicadas ao urbano).

Biografia do Autor

Renato Emerson dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Presidente da AGB no biênio 2012-2014

Nélson Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Presidente da AGB no biênio 2010-2012

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

SANTOS, R. E. dos; REGO, N. O eixo temático Cidade-Urbano dos Encontros Nacionais de Geógrafos (ENGs) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): um balanço da produção 2008-2012. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 131–162, 2016. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/564. Acesso em: 25 abr. 2024.