A Vulnerabilidade de Campo Mourão - PR aos Eventos Climáticos Extremos em Anos de El Niño, La Niña Oscilaçâo Sul

Autores

  • Danieli de Fátima Ramos UNESPAR/Campo Mourão
  • Katiúscia Naiara Ariozi Lima Universidade Estadual do Paraná
  • Victor da Assunção Borsato UNESPAR/ Campo Mourão

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, eventos extremos, sistemas atmosféricos.

Resumo

A pesquisa sobre – “A vulnerabilidade de Campo Mourão aos eventos climáticos extremos". Nessa síntese se adicionou os anos de ENOS, cujo objetivo foi relacionar os eventos extremos de vento e chuva, com a vulnerabilidade das edificações para a cidade de Campo Mourão, nos bairros Vila Cândida, Jardim Pio XII, Comunidade São Francisco e Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira Cohapar, com os fenômenos La Niña, El Niño Oscilação Sul.  Verificar a participação do sistema atmosférico na estação da primavera. Constatar os históricos de eventos extremos para região de Campo Mourão, para isso foi elaborado um levantamento dos sistemas atmosféricos para o período dos registros de eventos extremos no Paraná, considerando que a região de Campo Mourão pode ser assolada por eventos extremos, como ventos intensos e granizo. Examinar se esses eventos estão associados á dinâmica dos sistemas atmosféricos que atuam nessa região, que está em uma zona de transição climática. Resta saber se a cidade está preparada estruturalmente para, no caso de evento extremo atingir a cidade. Para investigar a estrutura das edificações nos bairros foi elaborada uma investigação da vulnerabilidade das edificações e da vegetação arbustiva, as quais possam tombar em caso de eventos climáticos intensos. Também, por meio das Cartas Sinóticas, foram quantificados os sistemas atmosféricos para os períodos de tempestades na região. Para investigação foram considerados dois elementos climatológicos do tempo, a chuva e o vento. Foram considerados os sistemas atmosféricos gêneses dos episódios. Nessa dinâmica também foram considerados os registros de fenômenos ocorridos em Campo Mourão no período, investigado por meio de notícias, publicadas pela mídia ou institutos meteorológicos. Com os resultados analisados, foi diagnosticado que a vulnerabilidade das edificações da área de estudo é de 100%, devido à fragilidade nas suas coberturas e também das árvores de médio e grande porte que estão localizadas próximas às edificações. Quanto à relação entre o fenômeno El Niño e a análise de sete episódios retirados dos veículos de comunicação de eventos intensos, não se confirmaram, não tendo relação direta da participação para as ocorrências.

           

Palavras-chave: Vulnerabilidade; eventos extremos; sistemas atmosféricos.

Biografia do Autor

Katiúscia Naiara Ariozi Lima, Universidade Estadual do Paraná

Pós Graduanda em Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná - campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Ramos, D. de F., Ariozi Lima, K. N., & Borsato, V. da A. (2017). A Vulnerabilidade de Campo Mourão - PR aos Eventos Climáticos Extremos em Anos de El Niño, La Niña Oscilaçâo Sul. Boletim Paulista De Geografia, (97), 112–121. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1023

Edição

Seção

Artigos